O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Prefeitos cobram municipalismo da bancada goiana no Congresso  

Raunner Vinicius Soarespor Raunner Vinicius Soares em 22 de maio de 2025
Zé Délio foto reprodução
Zé Délio foto reprodução

Em um jantar após a ‘Marcha dos Prefeitos’ em Brasília, nesta segunda-feira (20) gestores cobram municipalismo da bancada goiana no Congresso Nacional: deputados e senadores. Uma vez que os municípios andam enfrentando dificuldades com algumas mudanças que ocorreram no âmbito federal. Os prefeitos pedem que os parlamentares votem as pautas municipalistas. Para isso, a Associação Goiana dos Municípios (AGM) e a Federação Goiana dos Municípios (FGM) se uniram para sensibilizar os congressistas.  

Atualmente, as questões financeiras e da saúde pública estão representando os maiores desafios para as administrações. À coluna, o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), que também é prefeito de Hidrolândia, Zé Delio Jr. (UB), disse que os assuntos do jantar foi: “O que está em pauta é a PEC 66, que vem prolongar mais o prazo para pagamento de precatórios, que também vai subsidiar as dívidas públicas, tirando a questão da taxa Selic e passando para IPCA, que é mais vantajoso para os municípios”.  

Leia mais: Mabel age como se ele fosse o dono do seu mandato

“Além disso, a reforma da previdência a nível de Regime Geral seja também ultrapassada para os municípios, ou seja, que ela seja feita o ‘efeito cascata’ para aqueles municípios que não fizeram… que ela passa a valer para todos, estados e municípios”, informou. 

Ademais: “Nós temos a pauta de que tenha uma compensação de 1,5% acima no FPM no mês de março para validar algumas situações que nós estamos passando hoje, de regredir as receitas”. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.