Terminal de Senador Canedo passa por reforma completa a partir desta terça (27)
Obras fazem parte do projeto Nova RMTC e vão modernizar estrutura sem interromper o atendimento a mais de 11 mil usuários
O Governo de Goiás inicia, nesta terça-feira (27/5), às 10 horas, as obras de revitalização do Terminal Osvaldo Augustinho Cardoso, em Senador Canedo. Último do sistema BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera) a ser reformado dentro do projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), o terminal passará por uma ampla modernização, com melhorias estruturais, tecnológicas e de acessibilidade.
“O Terminal de Senador Canedo não recebia melhorias desde 2012. Agora, ele será totalmente modernizado para oferecer mais conforto e qualidade no atendimento aos usuários”, afirma o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
Atualmente, cerca de 11 mil passageiros circulam diariamente pelo terminal, que opera com 17 linhas de ônibus distribuídas em nove pontos de embarque. A previsão é que as obras sejam concluídas até dezembro de 2025. Durante esse período, o atendimento será mantido no próprio terminal, sem necessidade de estrutura provisória, e com dois pontos de embarque ativos no local.
Além do Terminal de Senador Canedo, outros quatro terminais do BRT Leste-Oeste estão em reforma: Bíblia, Praça A, Dergo e Padre Pelágio. O Terminal Novo Mundo já foi entregue em janeiro deste ano.
A revitalização prevê melhorias nos espaços internos, como nova pintura, pisos, revestimentos, portas, louças e metais, além da criação de ambientes como sanitários públicos acessíveis, sanitário familiar, salas para Guarda Militar, administração, fiscalização e apoio aos funcionários, incluindo refeitório e escaninhos.
O projeto também contempla modernização tecnológica, com implantação de sala de TI, central de resíduos, gerador e usina fotovoltaica. A área de embarque e desembarque será equipada com linha de bloqueio moderna, sistemas de sonorização, câmeras de monitoramento (CFTV) e painéis de informação digital.
Mesmo sem a necessidade de um terminal provisório, o RedeMob Consórcio manterá profissionais no local para orientar os passageiros durante todo o período da obra. Informações sobre horários e itinerários poderão ser acompanhadas pelos painéis no terminal, além do site e aplicativo da RMTC.
A Nova RMTC é um projeto desenvolvido pelo Governo de Goiás em parceria com as prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira, além das concessionárias que operam o sistema. As ações incluem renovação da frota, com aquisição de ônibus elétricos, veículos menos poluentes e movidos a biometano até 2026, além da reforma de terminais, estações e pontos de parada, beneficiando diretamente mais de 150 mil usuários do transporte coletivo na região metropolitana.