O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Aceno à Câmara

Mabel sanciona texto que flexibiliza aplicação de emendas parlamentares

Ficam definidos novos critérios para empenho dos valores destinados por cada um dos 37 vereadores

Felipe Cardosopor Felipe Cardoso em 28 de maio de 2025
Mabel foto Divulgação
Mabel foto Divulgação

Em um aceno à Câmara Municipal de Goiânia, o prefeito da capital, Sandro Mabel (UB), sancionou um texto, de autoria da Mesa Diretora do Parlamento, que define novas diretrizes para a elaboração e aprovação das emendas impositivas. O valor corresponde a 2% da receita corrente líquida e é destinado por cada um dos 37 parlamentares. 

Com a publicação do texto no Diário Oficial, ficam definidos novos critérios para empenho dos valores destinados por cada um dos vereadores. Uma das mudanças garante que, a partir de agora, só quem elaborou a emenda poderá remanejar o valor para outra área, em caso de algum impedimento técnico de pagamento. 

Ainda que o autor do texto não seja mais vereador, ele poderá dar novo destino ao recurso aplicado. Outro ponto da proposta sancionada por Mabel põe fim a uma exigência importante: organizações da área da saúde não precisarão mais comprovar contrato anterior com o Sistema Único de Saúde (SUS) para receberem o dinheiro.

A matéria também autoriza o repasse de recursos para entidades privadas sem fins lucrativos que não possuam vínculo com a administração pública, desde que outras exigências legais sejam atendidas.

Apesar do temor de que as mudanças comprometam a lisura do processo, bem como a transparência das destinações, o líder do governo, vereador Igor Franco, argumenta que a alteração vai viabilizar o redirecionamento de emendas até então rejeitadas pela prefeitura. Foram 149, de um total de 235, destinações barradas do orçamento deste ano. 

Segundo o titular, aquelas que estiverem aptas, prontas, com as certidões em dia, conforme rege a lei, “elas poderão retornar ao andamento do processo para receber essa emenda e dar a prestação de serviço a que ela se propôs”. Franco também disse que outros detalhes ainda serão regulamentados via decreto que será publicado pelo Poder Executivo. 

Leia mais: Sandro Mabel dá nota 6 para os primeiros 100 dias de gestão em Goiânia

Ele também disse acreditar que a lei alinha os posicionamentos do Paço e da Câmara Municipal em favor da eficiência no pagamento dos empenhos.  “Isso representa um amadurecimento da boa relação do Parlamento com o Poder Executivo e agora uma conquista muito grande para a população goianiense que será beneficiada com a empregabilidade dessas emendas. A emenda chega na ponta, chega para quem precisa e quem realmente merece esse benefício”, disse. 

Na contramão da avaliação do líder, o vereador Fabrício Rosa (PT) considerou em entrevista recente ao O Hoje a existência de uma “queda de braço” entre os poderes no que diz respeito ao pagamento das emendas. Na perspectiva do parlamentar, que disse não ser contrário às emendas, mas criticou a aplicação das mesmas sem um diagnóstico ou estudo das reais necessidades da cidade, há ainda muita “maracutaia” com o uso dos recursos. 

Rosa explicou que nos últimos meses uma série de minutas foram lapidadas no sentido de tentar organizar a dinâmica dos pagamentos e espera que o resultado dessa articulação seja o recebimento devido por parte das entidades que tecnicamente atendam os requisitos impostos pela legislação vigente. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também