Laysa Peixoto será a primeira mulher brasileira a viajar ao espaço em missão da Titans Space
Astronauta de carreira, ela integrará voo inaugural privado em 2029 sob comando do veterano da Nasa Bill McArthur
A física Laysa Peixoto, de 22 anos, será a primeira mulher brasileira a viajar ao espaço como astronauta de carreira. Ela fará parte do voo inaugural da empresa privada Titans Space, previsto para 2029, sob o comando do veterano astronauta da NASA Bill McArthur. O anúncio foi feito pela própria cientista em suas redes sociais, onde comemorou a conquista como o “sonho mais impossível” realizado até agora.
“Ainda não caiu completamente a ficha, mas sinto uma gratidão imensa por toda a trajetória percorrida até aqui por todos que fizeram e faz parte dela. Quem me conhece há mais tempo, pessoalmente ou por aqui, sabe que esse era o sonho mais impossível que eu poderia ter”, disse, no Instagram.
Natural de Contagem, Minas Gerais, Laysa iniciou sua formação acadêmica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuando no Observatório Astronômico da instituição. Com medalhas em competições nacionais e internacionais de Astronomia, destacou-se aos 18 anos ao descobrir um asteroide durante campanha da NASA em parceria com o programa International Astronomical Search Collaboration (IASC).
Após ingressar na NASA em 2022, passou a liderar uma equipe de pesquisa que desenvolve tecnologias para a exploração espacial, como o projeto MADSS — uma sonda prevista para Saturno em 2029 — e o AquaMoon, voltado à extração de água da subsuperfície lunar, importante para futuras missões tripuladas à Lua e Marte.
Com uma carreira ainda em ascensão, a física mineira já inspira uma geração de jovens brasileiras a sonhar além do planeta Terra.