O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Conflito

Trump e Newsom travam disputa sobre envio da Guarda Nacional à Califórnia

Trump e o governador da Califórnia, Gavin Newsom, estão em meio um embate político com Los Angeles realizando protestos contra as políticas migratórias da Casa Branca

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 10 de junho de 2025
Trump e Newsom travam disputa sobre envio da Guarda Nacional à Califórnia
Trump e Newsom entram em confronto por tropas na Califórnia. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o governador da Califórnia, Gavin Newsom, protagonizam um embate político após a mobilização de forças federais em Los Angeles para conter protestos contra as políticas migratórias da Casa Branca. A tensão entre os dois líderes aumentou após a decisão do governo federal de enviar tropas sem autorização estadual.

A situação se agravou no domingo (8), quando a Guarda Nacional foi mobilizada por ordem de Trump, sem o consentimento do governo californiano. A medida, tomada em resposta às manifestações contra as batidas do Serviço de Imigração e Controle Alfandegário (ICE), foi duramente criticada por Newsom, que moveu uma ação judicial contra o governo federal. Para o governador, a decisão foi “ilegal” e “provocativa”.

Trump justificou a mobilização dizendo que era necessária para restaurar a ordem. Em tom agressivo, afirmou que o governador da Califórnia deveria ser preso por “obstrução”. Newsom, por sua vez, respondeu desafiando o governo federal a cumprir a ameaça.

Na segunda-feira (9), o Exército americano anunciou o envio de 700 fuzileiros navais à região de Los Angeles, com a missão de apoiar agentes federais durante os protestos. Horas depois, Newsom declarou na rede social X (antigo Twitter) que havia sido informado sobre o deslocamento de mais 2 mil soldados da Guarda Nacional à cidade.

“Os primeiros 2 mil? Sem comida nem água. Apenas cerca de 300 estão mobilizados; o restante está parado, sem uso, em prédios federais sem ordens”, escreveu. Em seguida, criticou diretamente o presidente: “Não se trata de segurança pública. Trata-se de inflar o ego de um presidente perigoso. Isso é imprudente. Inútil. E desrespeitoso com nossas tropas.”

A disputa se baseia na aplicação do Título 10 do Código dos EUA, que permite ao presidente federalizar a Guarda Nacional em determinadas situações. Trump utilizou esse dispositivo para assumir o controle direto das tropas enviadas ao sul da Califórnia, o que provocou reações negativas de autoridades estaduais, juristas e defensores de direitos civis.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também