O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
No governo Bolsonaro

Servidores da Abin usaram sistema de espionagem para chantagear gestão e evitar demissão, aponta PF

Segundo relatório da Polícia Federal, tentativa de coação envolveu a alta cúpula da Abin no governo Bolsonaro e resultou em obstrução de investigações e anulação de processo disciplinar

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 18 de junho de 2025
Servidores da Abin usaram sistema de espionagem para chantagear gestão e evitar demissão, aponta PF
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) concluiu que dois servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) utilizaram seu conhecimento sobre o uso ilegal do sistema de espionagem “First Mile” para chantagear a gestão da agência e evitar a própria demissão. Rodrigo Colli e Eduardo Arthur Izycki eram alvos de processo disciplinar por improbidade, conflito de interesses e violação do regime de dedicação exclusiva, por manterem empresa privada em nome de familiares.

De acordo com o relatório divulgado nesta quarta-feira (18), a chantagem provocou ações ilegais da cúpula da Abin na época — incluindo o então diretor Alexandre Ramagem e Carlos Afonso — como a anulação do PAD, tentativa de legalizar retroativamente o uso do First Mile e concessão de licenças irregulares aos servidores. A estratégia foi sustentada até o fim do governo Bolsonaro, quando ambos foram demitidos em outubro de 2023.

Leia mais: Com eleitorado forte, Entorno do DF pode decidir eleição em Goiás

Os dois chegaram a ser presos durante a Operação Última Milha. Na ocasião, a PF fez buscas na sede da Abin, acusada de usar o sistema de espionagem israelense para monitorar ministros do STF, jornalistas e opositores do ex-presidente. A ferramenta permite localizar pessoas por meio de seus celulares com alta precisão.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também