Glauber Braga chega a Goiânia para defender seu mandato que pode ser cassado
Deputado federal, que chegou a fazer greve de fome por nove dias, é alvo de processo no Conselho de Ética após confronto com militante do MBL; apoiadores afirmam que cassação é retaliação por denúncias contra o Orçamento Secreto
A Caravana #GlauberFica desembarcou em Goiânia nesta segunda-feira (23), em ato de apoio ao deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), que responde a um processo de cassação na Câmara dos Deputados. A mobilização passou por diversas cidades e tem como objetivo denunciar o que aliados consideram uma perseguição política ao parlamentar, conhecido por sua postura combativa contra práticas pouco transparentes no Congresso.
O mandato de Braga entrou na mira do Conselho de Ética após um episódio ocorrido em abril de 2024, quando o deputado se envolveu em uma discussão com um militante do Movimento Brasil Livre (MBL). Na ocasião, ele expulsou o integrante com chutes e empurrões após, segundo relata, ter ouvido ofensas dirigidas à sua mãe, que sofria de Alzheimer e faleceu semanas depois. A acusação formal é de quebra de decoro parlamentar.
Para Glauber e seus apoiadores, no entanto, a tentativa de cassação tem motivação política. Eles apontam como verdadeiro motivo a atuação do parlamentar na denúncia do chamado Orçamento Secreto – mecanismo de liberação de verbas sem critérios claros e sem transparência, usado amplamente durante o governo anterior. Glauber foi um dos primeiros a denunciar publicamente esse esquema no Congresso.
Em Goiânia, a caravana contou com recepção no aeroporto, panfletagem pela tarde na Praça do Bandeirante e um ato político, pela noite, no auditório do STIUEG.