O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Corrida Pantera Negra

Rebeca Andrade será homenageada em corrida pela igualdade racial em Santos

Maior medalhista olímpica do Brasil é a primeira mulher a receber tributo na Corrida Pantera Negra, que chega à 4ª edição com atividades esportivas e culturais

Luana Avelarpor Luana Avelar em 4 de julho de 2025
WhatsApp Image 2025 07 03 at 23.01.05

A ginasta Rebeca Andrade será homenageada na 4ª edição da Corrida Pantera Negra pela Igualdade Racial, que acontece no dia 13 de julho em Santos, no litoral paulista. Organizado pelo Instituto Luther King (ILK), o evento terá largada às 7h30 em frente ao Aquário Municipal e deve reunir cerca de 1.500 participantes distribuídos em 26 categorias.

É a primeira vez que uma mulher recebe homenagem na história da corrida. Segundo o ILK, a escolha de Rebeca simboliza a luta contra o racismo e a representatividade negra no esporte. “Quando escolhemos homenagear figuras como Rebeca, estamos não só celebrando suas conquistas, mas também mostrando o quanto é urgente construirmos uma sociedade antirracista, que ofereça oportunidades reais para todos”, afirmou Marcelo Oliveira Martins, presidente do instituto.

Além da prova, o evento contará com feira de afroempreendedorismo, apresentações musicais e outras atividades culturais. Os sete primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus.

A homenagem reforça o papel de Rebeca como símbolo da presença negra no esporte de alto rendimento. Ela foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica na ginástica artística e também a primeira mulher do país a vencer o prêmio Laureus, considerado o “Oscar do Esporte”.

As inscrições podem ser feitas no site oficial do Instituto Luther King.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também