O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Guerra comercial

Ao O HOJE, Mauro Rubem diz que Caiado age como “capacho dos EUA” após críticas ao governo Lula

Petista acusa governador de atacar o Brasil ao se alinhar a Trump e à retórica bolsonarista sobre taxação americana

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 10 de julho de 2025
Mauro Rubem diz que Caiado age como “capacho dos EUA” após críticas ao governo Lula
Petista criticou o governador, que comparou Lula ao ex-presidente venezuelano Hugo Chávez. Foto: montagem O HOJE

O deputado estadual Mauro Rubem (PT) criticou duramente o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), nesta quinta-feira (10), após o goiano afirmar que o presidente Lula (PT) estaria repetindo a postura do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez ao confrontar publicamente os Estados Unidos. “O presidente Lula não está fazendo nada fora do script. Pelo contrário, segue à risca o que Hugo Chávez fez na Venezuela, ao afrontar gratuitamente o governo americano”, disse Caiado, ao comentar as sobretaxas anunciadas por Donald Trump sobre produtos brasileiros. Para o governador, Lula adota uma retórica populista e “declaradamente antiamericana” que pode isolar o Brasil internacionalmente.

Mauro Rubem rebateu a declaração dizendo que Caiado se junta ao ex-presidente Bolsonaro (PL) e governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) como parte de um grupo que “explora o povo brasileiro” e serve aos interesses externos. “É um governador submisso aos interesses americanos contra o Brasil. Trump, que é um tresloucado, toma medidas eleitoreiras contra nosso país, e Caiado, em vez de defender a soberania, faz coro com ele. São todos capachos dos Estados Unidos”, disparou Rubem ao O HOJE. Ele também afirmou que Lula “honradamente tem defendido o país, tirado o povo da miséria e cuidado dos que mais precisam”.

Leia mais: Congresso reage a tarifas de Trump e promete defesa da economia brasileira

Rubem ainda classificou Caiado como um “candidato desesperado”, tentando se viabilizar para 2026. “Não sai dos 1,7% nas pesquisas. É uma mentira e uma vergonha para Goiás”, disse. Para o petista, as falas do governador revelam uma “sanha irracional pelo poder” e fazem parte de uma ofensiva conservadora contra o governo federal. Enquanto isso, Lula, segundo ele, “atua com responsabilidade, buscando proteger a economia e os mais vulneráveis”, diante do ataque comercial americano.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também