O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
tratamento

Entenda o tratamento contra o câncer que Preta Gil realizou nos Estados Unidos

Após exaurir alternativas no Brasil, cantora buscou protocolos experimentais em Washington e Nova York, com foco em imunoterapia

Micael Silvapor Micael Silva em 20 de julho de 2025
Entenda o tratamento contra o câncer que Preta Gil realizou nos Estados Unidos Foto: Reprodução/Instagram
Entenda o tratamento contra o câncer que Preta Gil realizou nos Estados Unidos Foto: Reprodução/Instagram

A cantora Preta Gil, que morreu neste domingo (20), aos 50 anos, estava em tratamento contra o câncer no intestino nos Estados Unidos, após esgotar as opções terapêuticas no Brasil. Ela viajou ao país em busca de alternativas mais avançadas e participou de protocolos experimentais, com foco em imunoterapia.

Pelas redes sociais, Preta mantinha seus fãs atualizados sobre o tratamento e compartilhava momentos de fé e esperança ao lado de amigos e familiares. Ela dividia seu tempo entre duas instituições de referência: o Virginia Cancer Institute, em Washington, e o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York  ambos reconhecidos internacionalmente pela excelência em pesquisa e tratamento oncológico.

Protocolos inovadores e imunoterapia

A artista estava inserida em protocolos considerados inovadores, que ainda não estavam disponíveis no Brasil. Em fevereiro deste ano, Preta falou publicamente sobre sua luta:

“Minha luta aqui com a certeza da vitória não é fácil, mas eu continuo lutando e espero que quem encontrar esse vídeo encontre ele num momento de esperança e amor, porque é o que a gente precisa. Precisamos renovar a nossa esperança e a nossa fé diariamente para continuar lutando”.

O tratamento adotado foi baseado na imunoterapia, estratégia que estimula o próprio sistema imunológico do paciente a identificar e combater as células cancerígenas. Embora detalhes específicos não tenham sido divulgados pela família, essa modalidade é vista como uma das mais promissoras na medicina oncológica.

Leia mais:Relembre os maiores sucessos que marcaram a carreira de Preta Gil

Leia mais:Morre Preta Gil, aos 50 anos, símbolo da cultura brasileira e da luta por diversidade

Cirurgias e quimioterapia

Antes de buscar alternativas nos Estados Unidos, Preta Gil passou por diversos procedimentos médicos no Brasil. Ela realizou cirurgias para a retirada do tumor no intestino e também do útero. A cantora se submeteu a ciclos de quimioterapia, mas os resultados não foram satisfatórios.

No início de 2024, Preta revelou ter passado por mais uma cirurgia, quando foram retirados cinco tumores. Apesar das adversidades, manteve sempre uma postura otimista, compartilhando sua jornada com honestidade e coragem.

Diagnóstico em 2023

O diagnóstico de câncer no intestino foi confirmado em janeiro de 2023. Desde então, Preta enfrentou a doença com resiliência, tornando público cada passo do processo em suas redes sociais. Sua luta inspirou milhares de pessoas e reforçou sua imagem como mulher de coragem e esperança até o fim.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também