O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Manobra

Aliados articulam cargo de secretário para Eduardo Bolsonaro evitar perda de mandato

Manobra visa manter foro privilegiado e evitar cassação do deputado, alvo de inquérito por coação no processo envolvendo o julgamento de Jair Bolsonaro

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 22 de julho de 2025
Aliados articulam cargo de secretário para Eduardo Bolsonaro evitar perda de mandato
Licença de mandato se encerrou no último domingo (20). Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Aliados de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) estudam uma manobra para mantê-lo no cargo de deputado federal após o fim da licença de 120 dias, encerrada no último domingo (20). A proposta seria emplacá-lo como secretário estadual, o que permitiria uma nova licença parlamentar com base no Regimento Interno da Câmara. Como está nos Estados Unidos, Eduardo poderá ter faltas registradas caso não apresente justificativas, o que pode levar à perda do mandato.

Além de manter o mandato, a indicação também garantiria foro privilegiado ao deputado, atualmente investigado por coação no curso de processo. Segundo fontes do Supremo Tribunal Federal (STF), a proposta — considerada “absurda” por um ministro — teria como destino o governo do Rio de Janeiro. A avaliação dentro da Corte é de que a medida busca blindar Eduardo diante da possibilidade de prisão.

Leia mais: Fundo bilionário do Pré-sal pode financiar dívidas do agronegócio

O parlamentar é acusado de articular, junto a congressistas norte-americanos, sanções contra o Brasil por conta do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu pai. O inquérito apura se houve tentativa de intimidar autoridades brasileiras, o que configuraria crime de coação, com pena prevista de até quatro anos de prisão e multa. Nos bastidores, aliados foram alertados de que a nomeação de Eduardo poderia trazer riscos jurídicos para o governador envolvido.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também