Há 14 anos, morria Amy Winehouse: voz potente e alma marcada pela intensidade
Cantora britânica faleceu em 2011, aos 27 anos, e deixou um legado que atravessa gerações com apenas dois álbuns de estúdio
Nesta terça-feira (27), completam-se 14 anos da morte da cantora Amy Winehouse, uma das vozes que mais marcaram a história da música mundial neste século. A artista britânica, dona de uma personalidade intensa e voz marcante. Amy faleceu em Londres, em 2011, aos 27 anos, devido a uma intoxicação causada pelo alcool. A cantora entrou para o chamado “Clube dos 27”, que reúne músicos como Kurt Cobain, Jimi Hendrix, Janis Joplin, entre outros que morreram nessa mesma idade em situações trágicas.
Nascida em 14 de setembro de 1983, no bairro londrino de Southgate, Amy Jade Winehouse cresceu em uma família com forte influências musicais. O pai da artista, Mitch, era motorista de taxi, mas também cantava jazz como hobby. Com apenas 16 anos, ela já chamava atenção graças a sua voz rouca e profunda, e, aos 20, lançou seu primeiro álbum, Frank (2003), que recebeu elogios da crítica e rendeu indicações ao prêmio Mercury Prize.