O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Guerra comercial

Lula propõe solução civilizada para crise com os EUA

Presidente defende negociação com Trump e diz que relação histórica entre os países não pode ser comprometida por interesses pessoais

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 28 de julho de 2025
Lula propõe solução civilizada para crise com os EUA
Declaração foi dada durante inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Rio de Janeiro. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em meio à tensão comercial com os Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta segunda-feira (28), a decisão de Donald Trump de impor tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros a partir de agosto. Ao participar da inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Rio de Janeiro, Lula afirmou que espera bom senso do governo norte-americano e defendeu uma saída diplomática.

“Eu espero que o presidente dos Estados Unidos reflita a importância do Brasil. E eu vou fazer aquilo que, no mundo civilizado, a gente faz. Senta numa mesa, coloca a divergência de lado e vamos tentar resolver”, disse o presidente, ao sugerir que o Brasil está aberto à negociação, desde que com respeito mútuo. Segundo Lula, a medida anunciada por Trump foi influenciada por pressões do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que teria viajado aos EUA para articular a taxação com o objetivo de proteger seu pai, Jair Bolsonaro (PL), de punições judiciais no Brasil.

Leia mais: Maioria dos brasileiros não acredita que Trump pode reverter inelegibilidade de Bolsonaro

Além disso, ao mencionar o caso, Lula fez críticas duras e comparou a atitude do parlamentar a episódios históricos de traição. Ao mesmo tempo, lembrou que o Brasil mantém uma relação diplomática de mais de 200 anos com os Estados Unidos.

Lula também reforçou o discurso de soberania sobre os recursos naturais do País. Conforme explicou, empresas interessadas na exploração de minérios deverão seguir regras rígidas e prestar contas ao Estado brasileiro. Para Lula, o desenvolvimento nacional passa, necessariamente, pelo controle das riquezas por parte do povo.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também