Atlético-GO encara Athletic-MG buscando iniciar o segundo turno com o pé direito
Dragão vai até o estado de Minas Gerais em busca de se afastar da zona de rebaixamento
Na abertura do segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro, Athletic-MG e Atlético Goianiense se enfrentam nesta segunda-feira (4), às 19h, no Estádio Joaquim Portugal, em São João del Rei. O duelo reúne dois times que vivem momentos distintos na competição, mas que chegam com os mesmos 23 pontos e visam a reabilitação definitiva na tabela.
De um lado, o Athletic-MG chega embalado por uma sequência de cinco jogos sem derrotas — três vitórias e dois empates — e uma impressionante arrancada após flertar com a lanterna no início da competição. Sob o comando de Rui Duarte, a equipe mineira reencontrou seu equilíbrio, cresceu defensivamente e passou a aproveitar as chances no ataque. A ausência de Neto Costa, artilheiro da equipe com seis gols, por suspensão, será sentida, mas o português Ronaldo Tavares, que tem três gols e assumiu a titularidade nas últimas rodadas, deve manter a boa fase ofensiva.
Do outro lado, o Atlético Goianiense vive um momento de reconstrução e pressão. Após um primeiro turno abaixo das expectativas, o Dragão chega à 20ª rodada apenas três pontos acima da zona de rebaixamento. A chegada do técnico Rafael Lacerda busca ser o ponto de virada para um clube que começou o ano mirando o acesso. Nos dois primeiros jogos do novo comandante — derrota para o Operário (3×0) e empate com a Chapecoense (0x0) — o time ainda não mostrou o impacto desejado, mas Lacerda agora teve sua primeira semana livre de treinamentos e aposta na preparação como trunfo para buscar a vitória fora de casa.
O desafio, no entanto, é grande. Sem os zagueiros Alix Vinícius (suspenso) e Wallace (lesionado), a defesa do Atlético Goianiense será reformulada. Adriano Martins, que voltou recentemente ao clube, deve formar a zaga ao lado de Heron, Pedro Henrique ou Matheus Felipe. No ataque, o setor mais ineficiente nas últimas rodadas, há indefinições: Daniel e o uruguaio Federico Martínez têm sido os centroavantes, mas ambos passaram em branco nos últimos jogos. Talisson, que poderia ser alternativa, está suspenso. Uma possível novidade é o jovem Klebert, de 17 anos, destaque das categorias de base, que treinou com os profissionais durante a semana.
No meio-campo, o volante Luizão destacou a insatisfação do elenco com o momento do clube e revelou confiança na retomada: “Estamos todos cientes da situação que a equipe está vivendo, e os jogadores estão, sim, incomodados. O Athletic reagiu, e nós também podemos.”
Apesar da igualdade em pontos, o Athletic ocupa a 12ª colocação, à frente do Atlético Goianiense pelos critérios de desempate (sete vitórias contra cinco). A equipe mineira, inclusive, mesmo com uma eventual derrota, não corre risco de voltar à zona de rebaixamento nesta rodada. Já o Atlético Goianiense, dependendo da combinação de resultados, pode terminar a rodada no Z-4 caso não some pontos em São João del Rei.
No confronto do primeiro turno, o Atlético Goianiense levou a melhor, vencendo por 4 a 2 no estádio Antônio Accioly. Mas, como destacou o técnico Rafael Lacerda, o cenário agora é outro: “O Athletic vem em boa fase. Precisamos ter uma estratégia clara para buscarmos a vitória. Nosso grupo está comprometido. Com essa semana cheia de trabalho, esperamos começar o segundo turno com o pé direito.”
Ainda de olho no mercado, o Dragão anunciou recentemente os reforços do lateral Dudu e do atacante uruguaio Luciano Cosentino, além do próprio Adriano Martins. A tendência é que todos estejam à disposição já nesta rodada.
Com o objetivo de fugir da parte de baixo da tabela e ainda sonhar com o G-4, ambos os times têm motivos de sobra para tratar o jogo desta segunda como decisivo. Para o Athletic, é a chance de consolidar a recuperação e mirar voos mais altos. Para o Atlético Goianiense, é hora de provar que a reformulação pode dar resultados e iniciar uma nova trajetória na Série B.