O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Política

Oposição pede a Alcolumbre encontro separado de governistas

Reunião com o presidente do Senado seria para debater o motivo do bloqueio de trabalhos no Congresso

Marina Moreirapor Marina Moreira em 6 de agosto de 2025
54702649039 61a3a3c7d5 z
Senadores de oposição ocupam Mesa do plenário do Senado Federal. Créditos: Waldemir Barreto/Agência Senado

A oposição no Senado pedirá ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), um encontro separado para tratar do movimento do grupo que bloqueia os trabalhos no Congresso.

Alcolumbre e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), chegaram a cancelar sessões marcadas para terça. Os parlamentares também anunciaram a convocação de reuniões com lideranças partidárias das Casas para tentar desmobilizar as ocupações.

Os plenários principais da Câmara e do Senado foram ocupados ao longo desta terça (5) por parlamentares de oposição, em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nesta quarta, segundo lideranças, Davi Alcolumbre teria sinalizado que o encontro com líderes do Senado ocorrerá às 16h, na Residência Oficial do Senado.

Em uma reunião com parlamentares da oposição, o líder do grupo no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), discutiu a participação efetiva do bloco no encontro. De acordo com ele, no entanto, o grupo decidiu que não atenderá ao chamado de Alcolumbre. Marinho declarou que, durante a agenda, a oposição decidiu que apenas ele acompanhará o encontro desta tarde.

Deputados e senadores aliados a Bolsonaro têm se revezado para ocupar as cadeiras das mesas em que são conduzidas as sessões das Casas. Na manhã desta quarta, uma sessão solene do Congresso precisou ser remanejada para um auditório localizado no complexo do Senado.

O grupo apresentou como pauta uma lista batizada como “pacote de paz”. O conjunto contempla:

defesa da aprovação do perdão a condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023;
fim do foro privilegiado;
e a análise de um impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Em uma coletiva de imprensa na manhã de terça, parlamentares de oposição anunciaram que travariam os trabalhos no Congresso até que fossem discutidos “caminhos para a pacificação”.

Acesse também: Direita é ativa nas redes, mas não teve destaque no levantamento da Quaest

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também