Polícia Civil desarticula quadrilha que aplicava golpes com venda de carros de luxo pela internet
A Polícia Civil realizou uma grande operação para desmantelar uma quadrilha que aplicava golpes na venda de carros de luxo pela internet
A Polícia Civil de Goiás realizou nesta quarta-feira (6) uma grande operação para desmantelar uma quadrilha que aplicava golpes na venda de carros de luxo pela internet. A ação, chamada Operação Mensa Ficta, foi organizada pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), por meio do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (GREF). Houve apoio das polícias civis de Santa Catarina e Minas Gerais.
Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão em quatro cidades: Ituiutaba (MG), Pires do Rio (GO), Joinville e Chapecó (SC). A Justiça também determinou o bloqueio de cerca de R$ 1 milhão, valor que seria do patrimônio da quadrilha.
Segundo a investigação, os criminosos anunciavam veículos de luxo em sites e redes sociais com preços atrativos. Para dar credibilidade, usavam perfis falsos e até documentos adulterados. Quando as vítimas percebiam que era golpe, o dinheiro já havia sido transferido e os golpistas sumiam.
O grupo é suspeito de causar prejuízos milionários em vários Estados do Brasil. Além do estelionato, os envolvidos também respondem por fraude eletrônica e lavagem de dinheiro, pois o dinheiro obtido era movimentado por meio de contas falsas e empresas de fachada.
A polícia alerta a população para redobrar os cuidados ao comprar bens de alto valor pela internet, como carros e imóveis. A investigação continua, e novos desdobramentos podem ocorrer nos próximos dias.