O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Meio Ambiente

Barco atropela baleia com filhote e dono leva multa de R$ 12 mil

Embarcação foi suspensa até novembro; espécie está ameaçada de extinção

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 14 de agosto de 2025
Foto de Capa 2025 08 14T201353.781
Flagra de atropelamento de baleia em SC termina com barco apreendido

O dono de um barco flagrado atropelando uma baleia-franca com filhote em Santa Catarina foi identificado, multado e teve a embarcação apreendida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Polícia Federal (PF). O flagrante ocorreu em 22 de julho, na Praia do Moçambique, em Florianópolis, e foi registrado por drone.

Nas imagens, é possível ver o momento em que o barco, modelo Fishing Raptor, passa sobre a cauda do animal. A baleia estava acompanhada de perto por seu filhote. Esses animais, da espécie Eubalaena australis, estão ameaçados de extinção e utilizam o litoral catarinense, entre julho e novembro, para reprodução e amamentação.

O Ibama informou que o uso da embarcação está suspenso até 15 de novembro, quando termina a temporada reprodutiva. O proprietário foi autuado com multa de R$ 12 mil por infração à portaria do instituto e a um decreto federal. Ele também poderá responder criminalmente, com pena de dois a cinco anos de prisão, pelo crime de molestamento intencional de cetáceos em águas brasileiras, conforme a Lei nº 7.643/1987.

AA1JsCTj
Dono de barco que atingiu baleia-franca pode pegar até 5 anos de prisão

O fotógrafo Eduardo Castro, autor do vídeo, relatou que registrava três mães com seus filhotes quando percebeu a aproximação do barco. Segundo ele, a embarcação passou muito perto dos animais, colocando-os em risco. A denúncia foi feita ao Ibama logo após o incidente.

O órgão reforçou que a aproximação de embarcações a cetáceos pode comprometer a segurança tanto dos animais quanto das pessoas. As fiscalizações seguem em andamento para garantir a conservação da fauna marinha e orientar a população sobre práticas seguras e responsáveis de convivência com a vida silvestre.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também