O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
Investigação

PF encontra carta de Bolsonaro pedindo asilo político a Milei

Ex-presidente e Eduardo Bolsonaro são indiciados por tentativa de golpe

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 20 de agosto de 2025
Foto de Capa 2025 08 20T195030.405
Bolsonaro planejou fuga para Argentina, aponta investigação da PF. Foto: Divulgação

A Polícia Federal indiciou, nesta quarta-feira (20), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. A investigação integra o inquérito que apura a suposta tentativa de golpe de Estado.

Durante a análise do celular de Jair Bolsonaro, os investigadores encontraram um arquivo editável que apresentava um pedido de asilo político ao presidente da Argentina, Javier Milei. O documento, sem data e assinatura, solicitava urgência no acolhimento do ex-mandatário. Segundo a PF, o material indica que, desde fevereiro de 2024, Bolsonaro planejava formas de deixar o Brasil para evitar a aplicação da lei penal.

O relatório também registra que foram recuperados áudios e mensagens que haviam sido apagados do aparelho de Bolsonaro. O conteúdo envolve diálogos com Eduardo Bolsonaro e com o pastor Silas Malafaia. Para os investigadores, esses elementos reforçam as tentativas de articulação destinadas a intimidar autoridades e comprometer o andamento das apurações.

A análise técnica revelou que o documento de 33 páginas foi criado por um usuário identificado como “Fernanda Bolsonaro”. O nome aparece nos metadados como autor original e último editor do arquivo. A PF apontou a possibilidade de que se trate de Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro, nora do ex-presidente e esposa do senador Flávio Bolsonaro.

O relatório recorda que, em dezembro de 2023, Jair Bolsonaro havia comunicado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), uma viagem à Argentina. A informação reforça, de acordo com os investigadores, que o ex-presidente mantinha alternativas de evasão caso houvesse avanço das investigações.

milei bolsonaro
Documento revela pedido de asilo de Bolsonaro ao presidente Milei. Foto: Divulgação

No mesmo inquérito, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão contra Silas Malafaia. O pastor teve o passaporte retido, além da apreensão de celular e materiais pessoais. Ele desembarcou no Brasil nesta quarta-feira, vindo de Lisboa, e foi conduzido ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para prestar depoimento.

A investigação foi aberta em maio, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que já havia apontado a atuação de Eduardo Bolsonaro em tentativas de pressionar autoridades nos Estados Unidos contra ministros do STF. Em julho, o ministro Alexandre de Moraes prorrogou a apuração por mais 60 dias para realização de diligências adicionais.

Jair Bolsonaro segue em prisão domiciliar, determinada em razão de descumprimento de ordens judiciais anteriores.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também