Flamengo protesta contra mudança no calendário da CBF em 2025
Rubro-Negro contava com datas da Copa do Brasil para recuperar elenco
A alteração no calendário nacional anunciada pela CBF no último sábado (23) causou insatisfação nos bastidores do Flamengo. A entidade decidiu antecipar o fim do Brasileirão para 7 de dezembro e empurrar a final da Copa do Brasil para o dia 21 do mesmo mês. A diretoria rubro-negra considera que a mudança compromete seu planejamento.
O clube carioca contava com as datas originalmente reservadas à Copa do Brasil para focar nos treinos e recuperar jogadores, especialmente em função das convocações nas Datas FIFA. Agora, com o novo cenário, perde espaço para preparação em meio a compromissos decisivos.
Além disso, o Flamengo entende que a alteração favorece o Cruzeiro — atualmente na briga pelo título, mas fora da Libertadores. A mudança permitiria aos mineiros maior descanso e foco na reta final do Brasileirão.
Outro ponto de crítica é a falta de diálogo: apesar de ter sido consultado anteriormente, o Flamengo foi contrário à proposta e se surpreendeu com a decisão final. O presidente Rodolfo Landim e o diretor Bap expressaram sua insatisfação diretamente ao presidente da CBF, Samir Xaud.
Líder do Brasileirão com 43 pontos, o Flamengo tem dois jogos a menos que o vice-líder Cruzeiro e segue vivo na Libertadores.