O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
santificado

Carlo Acutis se torna santo neste domingo em cerimônia presidida pelo papa Leão XIV

Jovem, conhecido como “padroeiro da internet”, terá santidade reconhecida após confirmação de dois milagres pelo Vaticano

Anna Salgadopor Anna Salgado em 7 de setembro de 2025
Jovem, conhecido como “padroeiro da internet”, terá santidade reconhecida após confirmação de dois milagres pelo Vaticano
Foto: Reprodução

O jovem beato da Igreja Católica, Carlo Acutis, vai se tornar santo. A canonização acontecerá neste domingo (7), presidida pelo papa Leão XIV. A cerimônia foi confirmada depois que o Vaticano comprovou o registro de dois milagres atribuídos ao beato.

Nascido em 1991, em Londres, no Reino Unido, Carlo Acutis mudou-se ainda criança para a Itália com a família. Ele morreu aos 15 anos, vítima de uma grave leucemia. Já beato pela Igreja, Carlo é conhecido como “padroeiro da internet”, por evangelizar pessoas no mundo digital, uma das suas paixões.

Devotado por fiéis em todo o mundo, Carlo foi um jovem comum, interessado em religião e informática. Pessoas que conviveram com ele relatam, em entrevistas e documentários, sua alegria e espontaneidade. Em registros disponíveis na internet, é possível ouvir sua voz, como em um curta-metragem gravado no colégio onde estudava.

Para ser reconhecido santo, dois milagres foram atribuídos a Carlo Acutis após sua morte. O primeiro ocorreu no Brasil, em Campo Grande (MS), em 2013. O pequeno Matheus Vianna foi curado de uma grave malformação no pâncreas após orações diante da imagem de Carlo, na Capela São Sebastião , hoje chamada Capela do Milagre.

A Igreja brasileira preparou uma semana de celebrações até a canonização. No início da semana, a Paróquia São Sebastião recebeu uma relíquia do futuro santo: um casaco azul escuro, muito utilizado por Carlo em vida e registrado em diversas fotos. A chegada da peça marcou a abertura oficial das celebrações. O objeto, doado pela mãe do beato, ficará permanentemente na paróquia, segundo Vinicius Bracht, assessor de Imprensa da Paróquia São Sebastião.

“Ele será guardado depois que terminam os trâmites e, enquanto isso, a paróquia vai arrumar um altar, vai fazer todo o preparo para deixar a peça eternamente lá com a gente. Ela vai ficar em Campo Grande como um sinal vivo de fé e do milagre que aconteceu aqui. É um presente da mãe dele para nós. Por isso estamos cuidando com tanto carinho deste pullover”, explica Bracht.

O milagre ocorrido no Brasil conecta a comunidade local à história de santidade de Carlo Acutis. “A programação da semana da canonização em Campo Grande tem um significado muito especial para nós. Sobretudo porque foi aqui que aconteceu, em 2013, o primeiro milagre reconhecido pela Igreja Católica. Esse fato nos conecta diretamente à história de santidade de Carlo e torna cada celebração ainda mais emocionante para a comunidade”, acrescenta.

O segundo milagre atribuído a Carlo ocorreu na Itália, em Florença, em 2022: a sobrevivência e rápida recuperação de uma mulher após um grave acidente. Com os dois milagres reconhecidos, a Igreja Católica eleva Carlo Acutis à santidade.

A canonização estava prevista para abril deste ano, durante o Jubileu dos Adolescentes, mas foi adiada após a morte do papa Francisco. A nova data, anunciada em junho por Leão XIV, é 7 de setembro. Junto com Carlo Acutis, será canonizado também o beato Pier Giorgio Frassati, falecido há cem anos.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também