O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Atentado

Ativista de extrema direita é baleado em universidade nos EUA

Ativista conservador da extrema direita norte-americana foi hospitalizado após incidente em campus universitário

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 10 de setembro de 2025
Ativista de extrema direita é baleado em universidade nos EUA
Foto: Reprodução

O ativista da extrema direita norte-americana Charlie Kirk foi baleado nesta quarta-feira (10) durante um evento na Universidade de Utah Valley. O incidente ocorreu ao ar livre, enquanto Kirk discursava para uma grande multidão.

Um vídeo compartilhado pela deputada republicana Marjorie Taylor Greene mostra o momento em que o ativista é atingido. Nas imagens, Kirk aparece sentado em uma tenda, falando ao público, quando um estalo alto, semelhante a um tiro, é ouvido, e ele tomba da cadeira. Pessoas presentes correm imediatamente ao perceberem o ocorrido.

Ainda não há informações detalhadas sobre o estado de saúde de Kirk, que tem 31 anos. Segundo a Fox News, ele foi levado ao hospital. O porta-voz da universidade afirmou à emissora que o estado de saúde do ativista ainda é desconhecido.

Após a notícia, o ex-presidente Donald Trump pediu orações para Kirk em sua rede social Truth Social, afirmando: “Devemos todos rezar por Charlie Kirk, que foi baleado. Um cara incrível, do começo ao fim. Que Deus o abençoe”. O vice-presidente J.D. Vance também manifestou solidariedade no X, pedindo para que as pessoas orassem pelo ativista.

O diretor do FBI, Kash Patel, disse que agentes estão a caminho da universidade e monitoram a situação de perto. “Estamos monitorando de perto os relatos do trágico tiroteio envolvendo Charlie Kirk na Universidade de Utah Valley. Nossos pensamentos estão com Charlie, seus entes queridos e todos os afetados “, escreveu em postagem na rede X.

A presença de Kirk na universidade havia gerado polêmica. Uma petição online solicitando que a instituição impedisse sua participação reuniu quase 1.000 assinaturas. Na semana passada, a universidade reafirmou a decisão de permitir o evento, citando a Primeira Emenda e seu compromisso com a liberdade de expressão, a investigação intelectual e o diálogo construtivo.

Charlie Kirk é fundador do grupo estudantil conservador Turning Point USA e teve papel central na mobilização de jovens eleitores para Donald Trump em sua última campanha presidencial.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também