O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Política

Lula diz a Trump que Brasil está aberto a negociações e defende atuação do STF

Em artigo no The New York Times, Lula reconheceu que a reindustrialização e a recuperação de empregos nos EUA são objetivos legítimos, mas criticou a adoção de medidas unilaterais

Marina Moreirapor Marina Moreira em 14 de setembro de 2025
WhatsApp Image 2025 02 07 at 21.26.35
Créditos: divulgação

Em artigo publicado neste domingo (14) no jornal norte-americano “The New York Times“, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou uma mensagem ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, onde o Chefe de Estado brasileiro afirma que o Brasil está disposto a negociar, mas que a “soberania e democracia são inegociáveis”.

Trump impôs uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e Lula reconheceu que a reindustrialização e a recuperação de empregos nos EUA são objetivos legítimos, mas criticou a adoção de medidas unilaterais, classificando-as como “remédios equivocados”.

Acesse também: Gleisi sinaliza para redução de penas do 8/1 em evento do PT

Lula também defendeu a atuação do Supremo Tribunal Federal, que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus pela atuação na trama golpista após as eleições de 2022.

“Não se tratou de uma ‘caça às bruxas’. O julgamento foi resultado de procedimentos conduzidos em conformidade com a Constituição Brasileira de 1988, promulgada após duas décadas de luta contra uma ditadura militar. A decisão foi tomada após meses de investigações que revelaram planos para assassinar a mim, ao vice-presidente e a um ministro do Supremo Tribunal Federal. As autoridades também descobriram um projeto de decreto que teria efetivamente anulado os resultados das eleições de 2022”, afirmou.

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também