O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Contradições

Presidente do PL afirma nunca ter tido planejamento de golpe

Após reação da ala bolsonarista, Valdemar contorna fala em que admitia existência de planejamento de golpe

Marina Moreirapor Marina Moreira em 16 de setembro de 2025
Valdemar Costa Neto
Presidente do PL, Valdemar Costa Neto - Créditos: Valter Campanato/ABr

Nesta segunda-feira (15), o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, disse que “nunca houve planejamento de golpe”. Já no sábado (13), o líder nacional da sigla proferiu frases como “houve um planejamento de golpe” e o “Supremo decidiu e temos que respeitar” ao falar sobre a condenação de Jair Bolsonaro (PL). 

A nova declaração ocorre após o presidente do PL ter sido pressionado pela ala mais radical do bolsonarismo. A primeira fala de Valdemar foi vista como um sinal de que o Centrão, liderado pelo empresário e ex-deputado federal, teria começado a abandonar Bolsonaro para acelerar a escolha de um novo candidato para 2026, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). 

Acesse também: Na ausência de anistia, oposição pode retaliar projetos de Lula

Tal declaração de Valdemar causou revolta entre os bolsonaristas, ao considerar que a fala foi dita em um evento do partido que reuniu presidenciáveis cotados como alternativas a Jair Bolsonaro em 2026. Estavam presentes os governadores Ronaldo Caiado (UB), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Júnior (PSD-PR), além dos presidentes do PSD, Gilberto Kassab, e do PP, senador Ciro Nogueira (AL). 

O ex-ministro de Bolsonaro e advogado do ex-presidente, Fabio Wajngarten, questionou a afirmação de Valdemar de que houve planejamento de golpe. “Não é possível mais ouvirmos e nos calarmos. Chega.” Depois da polêmica, Valdemar disse: “O que eu quis dizer é que existia uma minuta, todo mundo sabia da minuta, mas nunca se discutiu golpe”. (Especial para O HOJE) 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também