PCGO mira quadrilha que aplicava golpes virtuais em nome de políticos
O uso da identidade de autoridades públicas ajudava os golpistas a terem credibilidade, aumentando o poder de persuasão dos criminosos
A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Especial de Crimes Cibernéticos (Dercc), prestou apoio a Divisão de Análise de Crimes Virtuais da Polícia Civil do Distrito Federal, realizou na manhã desta quarta-feira (17), a Operação “Falsa Tribuna”, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em golpes virtuais praticados por meio da utilização de perfis falsos de deputados e ex-deputados, em Brasília .
De acordo com as investigações, revelaram que os criminosos criavam perfis em aplicativos de mensagens, utilizando indevidamente imagens e informações públicas de parlamentares. A partir dessas contas fraudulentas, entravam em contato com vítimas, simulando tratar de familiares em situação de urgência, como emergências médicas ou acidentes, e solicitando transferências financeiras imediatas, especialmente por meio de PIX. Ainda não se sabe o valor do prejuízo.
Segundo as informações da PC, o grupo era bem articulado, os suspeitos atuavam em diferentes áreas, voltados à prática de fraudes eletrônicas, estelionato e lavagem de capitais, com falsificação de identidades virtuais, criação de contas falsas de e-mail, perfis em redes sociais e números de aplicativos de mensagens que simulavam pessoas conhecidas das vítimas ou figuras de autoridade.
O uso da identidade de autoridades públicas ajudava os golpistas a terem credibilidade, aumentando o poder de persuasão dos criminosos e levando vítimas a realizar pagamentos sem verificar a autenticidade do pedido.
No cumprimento dos mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário do Distrito Federal, foram apreendidos celulares e outros materiais, que serão submetidos a perícia técnica para aprofundamento da investigação.