O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
Ministério do Turismo

Pressionado pelo União Brasil, Celso Sabino comunica saída do governo para Lula

Sabino é o único ministro da legenda na Esplanada e deve formalizar saída após viagem de Lula a Nova York.

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 19 de setembro de 2025
imagem jvp 2025 09 19t064953.381 750x450 1
Ministro do Turismo avisa Lula que entregará cargo na próxima semana. Foto: Divulgação

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comunicou nesta sexta-feira (19/9) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que deixará o cargo na próxima semana. A decisão ocorre em meio à pressão do União Brasil, que determinou prazo de 24 horas para que todos os seus filiados se desligassem do governo federal.

O encontro entre Lula e Sabino aconteceu no Palácio da Alvorada, entre 15h e 16h30. Na reunião, o ministro afirmou que pretende apresentar a carta de demissão na quarta ou quinta-feira da semana que vem, após o retorno do presidente de Nova York. Lula viaja para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Celso Sabino é o único integrante do União Brasil com cargo ministerial na Esplanada. Os ministros Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, e Frederico de Siqueira Filho, das Comunicações, são indicações pessoais do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

A situação do ministro do Turismo tem impacto adicional porque a pasta está diretamente envolvida na preparação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). O evento será realizado em novembro, em Belém, capital do Pará, estado de origem de Sabino.

A decisão do União Brasil intensifica o desgaste da relação com o Palácio do Planalto. O partido, que integra a base do Senado, já vinha dando sinais de afastamento e elevou a pressão ao anunciar o ultimato. A saída de Sabino deve consolidar esse movimento.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também