O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
manifestações

Caetano, Gil, Chico e Djavan confirmam presença em atos contra anistia e PEC da Blindagem

Manifestações estão marcadas para dezessete capitais brasileiras neste domingo (21), incluindo Brasília, com participação de músicos

Anna Salgadopor Anna Salgado em 20 de setembro de 2025
Trio elétrico com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Djavan sairá do Posto 5 de Copacabana, no Rio de Janeiro
Trio elétrico com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Djavan sairá do Posto 5 de Copacabana, no Rio de Janeiro| Foto: Reprodução

Os músicos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Djavan confirmaram presença na manifestação contra a PEC da Blindagem e o projeto da anistia que acontece neste domingo (21), no Rio de Janeiro. Um trio elétrico composto por músicos partirá do Posto 5 de Copacabana.

A participação dos artistas foi anunciada pelo portal Mídia Ninja, em parceria com o coletivo 342 Artes, fundado por Paula Lavigne. As cantoras Maria Gadú, Marina Sena e o grupo Os Garotin também confirmaram presença. Ao todo, dezessete capitais brasileiras convocaram manifestações para este domingo.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Caetano Veloso chamou a PEC da Blindagem de “PEC da Bandidagem” e afirmou que o projeto de anistia “não pode ficar sem resposta”.
“A gente tem que ir pra rua, pra frente do Congresso, como já fomos outras vezes. Voltar a dizer que não admitimos isso, como povo, como nação”, afirma.

Outros artistas, como Anitta e Daniela Mercury, também se pronunciaram contra as propostas do Congresso.
“A população é quem faz a política do país. Temos o direito e o dever de cobrar os políticos. Afinal, nós votamos e eles trabalham para o bem da população”, escreveu Anitta em publicação no Instagram.

O rapper Djonga anunciou nas redes sociais que estará participando das manifestações em Brasília, que começarão no Museu Nacional, às 9h.
“Contra a anistia para Bolsonaro e companhia, que tentaram atentar contra a democracia do nosso país”, declara.

O objetivo dos atos — com o mote “Congresso inimigo do povo” — é mostrar a rejeição à proposta de anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado e ao projeto que proíbe a abertura de ações criminais contra deputados e senadores sem autorização do Parlamento.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também