Lula faz provocações e fala sobre soberania durante homenagem aos 95 anos do MEC
Durante caminhada o presidente fez vídeos direcionados a Jair Bolsonaro e reforça discurso de soberania nacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na manhã deste domingo (28) de uma caminhada em Brasília em homenagem aos 95 anos do Ministério da Educação. Ao longo do trajeto, o Chefe de Estado fez vídeos sobre soberania para as redes sociais, dias após interações com o presidente dos EUA, Donald Trump.
Ao final, o presidente do Brasil fez uma provocação a Jair Bolsonaro (PL) e disse que “nossa atividade não tem motociata, tem caminhada com educadores”, em referência a episódios durante o governo passado. Líder do principal grupo político de oposição da Lula, Bolsonaro costumava promover manifestações de motocicleta quando era presidente. O ex-presidente está inelegível e foi condenado a 27 anos de prisão no processo da trama golpista.
Acesse também: Fachin assume STF nesta segunda (29) e deseja separar política do jurídico
Ao lado de alguns de seus ministros, o petista escolheu o trajeto de 3km, com percurso que passou em frente ao Congresso Nacional e à Praça dos Três Poderes. O evento incluía também a opção de corrida de 5km e 10km. Lula vestiu uma camiseta comemorativa do MEC vermelha, além de shorts e tênis claros e um boné branco com o slogan “O Brasil é dos brasileiros” escrito em azul.
O presidente estava acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e dos ministros Camilo Santana (Educação), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Alexandre Padilha (Saúde), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Fernando Haddad (Fazenda), além do presidente do PT, Edinho Silva. “Essa é a caminhada da soberania educacional do Brasil”, disse o petista no vídeo gravado durante o exercício e divulgado no Instagram. De acordo com Lula, é através da educação que o país será soberano para “nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil”, declarou.