Polícia Civil desmantela quadrilha especializada em furtos de cargas em postos goianos
Operação cumpriu mandados de busca contra membros de um grupo criminoso que agia com arrombamento de baús de caminhões
A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio do Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais (GEPATRI) da 6ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Itumbiara, deflagrou uma operação na manhã desta sexta-feira, 03 de outubro de 2025, visando desarticular um grupo criminoso especializado em furtos de cargas.
Coordenada pelo Delegado Irineu Pesarini, a ação se concentrou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão na cidade de Centralina, em Minas Gerais, representando um avanço crucial na investigação de uma série de crimes patrimoniais na divisa dos estados.
O Esquema: Furtos Noturnos na BR-153
As investigações do GEPATRI tiveram início após a Polícia Civil registrar diversos furtos de cargas em postos de combustíveis situados ao longo da BR-153, na região de Itumbiara. O modus operandi da quadrilha era caracterizado pelo arrombamento de baús de caminhões estacionados durante a noite, subtraindo mercadorias valiosas.
A elucidação do esquema criminoso teve seu ponto de partida na prisão anterior de um dos indivíduos envolvidos. Este fato permitiu que o GEPATRI revelasse a existência de um grupo criminoso estruturado, com ramificações e atuação em escala regional.
As apurações detalharam o papel de diferentes membros no esquema. Um dos investigados foi ligado à negociação de um veículo de origem ilícita. Outro participou ativamente dos furtos de cargas não apenas em Goiás, mas também em Uberlândia (MG), demonstrando a abrangência da atuação da quadrilha. Já o indivíduo inicialmente detido foi conectado diretamente aos furtos e também demonstrou interesse em atividades ilícitas como tráfico de drogas e posse de armas.
Fase Final da Investigação
A Autoridade Policial do GEPATRI representou pelas medidas cautelares, e os mandados de busca e apreensão foram devidamente concedidos pelo Juiz da Primeira Vara, após parecer favorável da 4ª Promotoria de Itumbiara.
Com as diligências cumpridas hoje em Centralina/MG, a Polícia Civil busca apreender outros bens ilícitos, ferramentas utilizadas nos crimes e novos elementos que possam fortalecer o conjunto probatório. A investigação se aproxima da fase final, com o iminente indiciamento dos envolvidos pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa, visando a completa responsabilização penal dos indivíduos.