Câmara aprova requerimento sobre repasses federais e vereadora Kátia acusa Caiado de “terceirizar a culpa”
Após ação do governador Ronaldo Caiado no STF
A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (7), o requerimento de autoria da vereadora Kátia (PT) que solicita ao Ministério da Saúde informações oficiais sobre os repasses federais destinados ao Estado de Goiás.
O pedido visa esclarecer as alegações do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que moveu uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) acusando o Governo Federal de falhas nos repasses para o financiamento da saúde estadual.
A iniciativa busca garantir transparência e esclarecimento público sobre a execução financeira dos recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Como vice-presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara, Kátia justificou que o requerimento pretende “confrontar dados e apresentar à população a verdade sobre os investimentos em saúde no Estado”.
“Apresentamos o requerimento para que o Ministério da Saúde possa nos enviar os dados oficiais e a gente possa fazer esse confronto com as informações apresentadas pelo Governador e esclarecer, para a população de Goiás, o que de fato está acontecendo na Saúde,” explicou a vereadora.
Em seu discurso na Câmara, a parlamentar criticou o posicionamento do governador
Em seu discurso na tribuna, a parlamentar criticou duramente o posicionamento de Caiado, acusando-o de tentar desviar a responsabilidade pela situação da saúde.
“O governador Ronaldo Caiado só trabalha para terceirizar. Ele terceirizou as unidades de Saúde do Estado e quer agora terceirizar a culpa pela sua má gestão,” afirmou Kátia. “A fatura desse caos é de responsabilidade dele, mas ele quer colocar no colo do Governo Federal”.

Foto: Divulgação
Kátia apontou ainda uma disparidade entre o que o Governador apresenta e os dados da União. Ela afirmou que, em suas visitas pelo interior, observa o Governo Federal investindo na Saúde de Goiás, construindo Unidades Básicas de Saúde e UPAs, e investindo na carreira dos servidores, algo que não é visto no Governo do Estado.
Leia mais:Kátia Maria e Denício Trindade tomam posse como vereadores por Goiânia
Questionada sobre a motivação da ação no STF, a vereadora não hesitou em classificá-la como político-eleitoreira.
“Com toda certeza. O governador Caiado trabalha na sua pré-candidatura à Presidência, mas sente o desespero de não crescer nas pesquisas e não conseguir consenso [..],” criticou. Kátia finalizou cobrando que o Governador assuma os problemas de Goiás e busque as soluções, pois ele foi eleito para governar o Estado.