Caiado reúne forças policiais de 21 estados em Goiânia para debate nacional sobre crime
Encontro reúne cerca de 100 agentes especializados para trocar métodos e experiências em grandes operações
O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu representantes das forças de segurança de 21 estados para participarem, nesta sexta-feira (7/11), do 1º Fórum Militar Nacional de Policiamento Especializado, realizado em Goiânia. O evento, promovido pelo Governo de Goiás e realizado no Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), reuniu cerca de 100 profissionais responsáveis por operações de choque, patrulhamento tático, policiamento aéreo, ações especiais, segurança rural e monitoramento de divisas.
Na abertura, Caiado destacou a importância da integração nacional entre corporações. Segundo ele, a troca de experiências amplia a capacidade operacional das equipes. “Essa integração em todo território nacional dá maior competitividade, capacidade e mobilidade às forças policiais”, afirmou.

Caiado lembrou da prioridade que deu à segurança pública quando assumiu o Estado, em 2019, e como essa estratégia refletiu positivamente em todas as outras áreas de governo. “A governabilidade se dá no momento em que temos a segurança garantida à população”, continuou. “Temos que reconhecer o trabalho diário da polícia, a eficiência, a presença física junto à população”, disse o governador, que estava acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado.
O objetivo do evento é compartilhar o conhecimento das polícias de todo Brasil em operações de choque, aéreas, especiais, rurais, de divisas e patrulhamento tático especializado. Para Caiado, esse fórum promovido por Goiás visa criar estratégias para salvar o Brasil da criminalidade. “O Estado do crime não pode ser maior do que o Estado Democrático de Direito, ele não pode existir. Não é concessão. O estado do crime não pode existir”, sublinhou o governador.

O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, afirmou que a troca de experiência proposta no fórum “não quer dizer que uma unidade especializada é melhor que a outra, mas Goiás tem muito a oferecer”. Na sequência, o titular da pasta destacou o desempenho da polícia goiana sob comando de Caiado. “Foram mais sete anos de reduções consecutivas dos índices criminais que são auferidos, inclusive, pelo Ministério da Justiça”, pontuou. Neste período, “foram quase R$ 17 bilhões de investimentos” na área.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Marcelo Granja, a proposta do fórum é discutir o aprimoramento da ação policial no combate ao crime, com parcerias e uso de técnica e tática. Ele também fez críticas à PEC da Segurança Pública, que propõe concentrar no governo federal as competências da área. “Queremos alcançar o objetivo comum, que é mostrar a força das polícias militares do Brasil. Que elas devem ficar sob coordenação dos governadores dos estados”, enfatizou.
Durante a estadia em Goiânia para participar do fórum, o comandante-geral da PM de Rondônia Regis Wellington Braguin Silvério visitou algumas instalações goianas de segurança, entre elas o Complexo Prisional em Aparecida de Goiânia, e afirmou estar admirado com a ordem, limpeza e com o trabalho de ressocialização. “Tudo sob controle”, testemunhou. “Hoje, não vejo nenhum Estado com a pronta resposta em todos os tipos de atendimento como tem sido em Goiás”, concluiu o rondoniense.
Leia também: Caiado reforça combate ao crime organizado após “salve” aos mortos no Rio