O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
OPERAÇÃO CIDADE SEGURA

Fio solto, baixo ou caído? Saiba como denunciar

Número contempla a Operação Cidade Segura, que já retirou mais de seis toneladas de fiação irregular em menos de um mês

Bia Salespor Bia Sales em 17 de novembro de 2025
fio solto
Fio solto, baixo ou caído pode ser denunciado pelo (62) 3416-2653. É preciso enviar foto e endereço completo. (Imagem: Secom)

A Prefeitura de Goiânia colocou em operação um novo número exclusivo para denúncias de fio baixo, solto ou caído pela cidade. Agora, qualquer morador pode enviar foto e endereço completo para o (62) 3416-2653, agilizando o atendimento e reduzindo riscos para pedestres, motoristas e ciclistas.

O canal faz parte da Operação Cidade Segura, que segue avançando desde 23 de outubro e já retirou mais de seis toneladas de fiação irregular em menos de um mês. Assim que a denúncia chega, ela é encaminhada imediatamente às equipes responsáveis, que dão prioridade a pontos críticos e situações de perigo.

Segundo o presidente da Agência de Regulação, Hudson Novais, a quantidade de cabos retirados mostra o tamanho do problema acumulado ao longo dos anos. “Esse volume mostra o quanto a fiação irregular vinha se acumulando e o impacto direto que a operação já está tendo na segurança e na paisagem urbana. Nesses 90 primeiros dias, vamos resolver os problemas mais graves da cidade”, afirmou.

A ação é coordenada pela AR em parceria com o Ministério Público de Goiás (MP-GO), Equatorial Energia e a Aspres, que reúne empresas de internet e telecomunicações. As equipes têm atuado principalmente em grandes corredores, como as avenidas 85, 24 de Outubro, Bernardo Sayão e Marechal Rondon — locais onde o volume de fios acumulados é maior e o risco de acidentes é mais alto.

Fio solto, baixo e caído

fio solto
(Imagem: Arquivo)

A meta da Operação Cidade Segura é acelerar a organização da fiação em Goiânia de forma permanente. Hoje, estima-se que cerca de 75 mil linhas de telefonia estejam fora de operação, ainda presas a postes da capital. Com mais de 200 provedores atuando na cidade, o ordenamento da rede aérea se tornou urgente.

Todo o material removido é encaminhado à Seinfra e recebe destino ambiental adequado, incluindo repasse a associações de catadores. Para o prefeito Sandro Mabel, o trabalho é essencial para dar mais segurança e evitar acidentes. “Goiânia sai na frente ao buscar uma solução para um problema que é nacional. O trabalho continua de forma intensa e coordenada para chegar a todos os pontos críticos”, disse.

Leia mais: Fios caídos e pendurados em Goiânia viram ameaça cotidiana

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também