Goiás terá fim de semana marcado por instabilidade, chuvas fortes e nova frente fria, alerta Ciemehgo
Instabilidade climática deve marcar o fim de semana em Goiás, com risco de tempestades, chuvas volumosas e a chegada de uma nova frente fria
A instabilidade continua dominando o clima em Goiás neste final de semana. No sábado (29) e no domingo (30) será de sol entre nuvens em todas as regiões, com máxima de até 34 graus, mas o calor associado à umidade mantém o risco de pancadas de chuva irregulares, tempestades localizadas, rajadas de vento e descargas elétricas. Em alguns pontos, a instabilidade poderá provocar até queda de granizo.
André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), explica que parte dessa forte instabilidade ainda é consequência da frente fria que influenciou o Estado nos últimos dias e que provocou chuvas volumosas em várias regiões. “Como nós tivemos esse risco, alertamos no boletim a questão de Rio Verde, a questão de outros municípios também aqui no estado de Goiás, que é agora, mais recentemente, a cidade de Goiás, onde nós tivemos quase transbordamento de manancial. Nós tivemos chuvas muito volumosas, inclusive chuvas na casa de 199 milímetros durante dois dias… muita chuva, e essa chuva trouxe elevação muito rápida no nível do Rio Vermelho, causando transtornos e preocupação com as pessoas”, relatou.
Nova frente fria aumenta a instabilidade
André reforça que a instabilidade não deve diminuir. Pelo contrário: uma nova frente fria já está a caminho.
“Vamos ficar atentos para os próximos dias, pois ainda temos a influência dessa frente fria. E olhando um pouco mais à frente, temos sim a entrada de uma outra frente fria, que vai acontecer de domingo para segunda, segunda para terça. Nós já teremos a entrada de uma nova frente fria em Goiás, que promete também trazer muita chuva e tempestades”, afirmou.
O especialista também orienta a população sobre os cuidados durante momentos de instabilidade intensa.
“Na iminência da tempestade, procure sempre um local seguro, olhe as placas de áreas de alagamento, evite essas áreas e também evite ficar parado debaixo de árvores nesse momento de chuvas intensas em Goiás”, alertou.
Capitais e regiões: instabilidade generalizada
Em Goiânia, o domingo terá sol com variação de nebulosidade, mas a instabilidade pode provocar pancadas de chuva isoladas no fim da tarde e à noite. A máxima prevista é de 34ºC, e a umidade deve variar entre 30% e 90%.
Todas as regiões do Estado também seguem sob forte instabilidade:
-
Norte: previsão de até 15 mm de chuva
-
Oeste: até 10 mm
-
Leste: 20 mm
-
Central: 18 mm
-
Sul: até 8 mm
50 municípios em alerta por causa da instabilidade
O Cimehgo mantém alerta para tempestades em cerca de 50 municípios, inclui Adelândia, Águas Lindas de Goiás, Americano do Brasil, Anicuns, Araçu, Aruanã, Avelinópolis, Brazabrantes, Britânia, Buriti de Goiás, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Caturaí, Ceres, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Crixás, Damolândia, Faina, Firminópolis, Goianira, Goiás, Guaraíta, Heitoraí, Inhumas, Ipiranga de Goiás, Itaberaí, Itapaci, Itapirapuã, Itapuranga, Itauçu, Matrinchã, Morro Agudo de Goiás, Mossâmedes, Mozarlândia, Nazário, Nova América, Nova Glória e outras cidades em alerta. Em todos esses locais, o tempo pode se alterar rapidamente, exigindo cuidado redobrado por parte da população.
Com o tempo instável predominando em Goiás, a recomendação é acompanhar atualizações constantes, Evite sair de casa durante tempestades. Se puder, adie deslocamentos até que a chuva diminua. Nunca enfrente enxurradas, mesmo poucos centímetros de água em movimento podem arrastar uma pessoa ou um veículo. Não tente atravessar ruas alagadas, nem a pé nem de carro. A profundidade da água pode enganar e esconder buracos, bueiros abertos e objetos perigosos.
Busque abrigo seguro assim que notar aumento da instabilidade, especialmente em locais com histórico de alagamentos. Evite ficar próximo a árvores, pois galhos podem cair e há risco maior de descargas elétricas. Desconecte aparelhos eletrônicos da tomada em caso de raios intensos para evitar danos e curto-circuitos e fique longe de estruturas metálicas, como grades, postes e cercas, durante tempestades com raios.