O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 14 de dezembro de 2025
Intolerância religiosa

Terreiro é incendiado em Goianira e imagens revelam suspeito usando gasolina

Chamas destruíram barracão de rituais durante a madrugada; imagens mostram suspeito usando gasolina para iniciar o fogo.

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em 3 de dezembro de 2025
Terreiro
Foto: Reprodução

Um incêndio na madrugada desta terça-feira (2) destruiu parte do terreiro Ilé Oba Òfuurufú Àse Afééfé Ayò, em Goianira, e levantou suspeitas de ataque religioso. As chamas começaram por volta das 3h, atingindo o barracão onde são realizados os rituais. No momento do fogo, integrantes dormiam no local, entre eles dois iaôs que estão em período de recolhimento. O responsável pelo templo, o babalorixá Max Muller Santos Rodrigues, registrou boletim de ocorrência e afirma que o caso apresenta indícios de crime direcionado.

Conforme o sacerdote, a casa de Candomblé havia encerrado um ciclo de atividades religiosas no fim de semana. O descanso, no entanto, foi interrompido abruptamente. “Acordei com meus filhos gritando ‘pai, fogo!’. Quando cheguei ao barracão, já estava tudo tomado pelas chamas”, relatou Max Muller.

As chamas destruíram materiais sagrados e parte da estrutura física do barracão. Apesar do susto, os próprios integrantes conseguiram conter o avanço do fogo antes que ele atingisse outros setores do terreiro.

Câmeras mostram ação do suspeito ao incêndiar o terreiro

Posteriormente, o babalorixá entregou imagens de segurança à Polícia Civil. De acordo com ele, o vídeo registra o momento em que um homem chega ao local, despeja gasolina e ateia fogo. O suspeito estava de capuz e manteve o farol do veículo alto, dificultando a visualização da placa.

“Pelas câmeras dá para ver claramente que alguém jogou gasolina e colocou fogo. Ele foi muito esperto: de capuz, farol alto, tudo para não ser identificado”, disse o religioso.

Além disso, Max Muller informou que, desde julho, tem sofrido hostilidades por parte de um ex-integrante do terreiro. O homem, segundo o sacerdote, foi desligado por descumprir regras internas e, desde então, teria feito ameaças. Na ocasião, um boletim de ocorrência por calúnia já havia sido registrado.

A Polícia Civil investiga o caso e deve analisar as imagens para tentar identificar o autor do incêndio. O terreiro pretende reforçar a segurança enquanto aguarda o avanço das apurações.

Leia mais: Meia tonelada de cocaína é apreendida em caminhão de carga na divisa entre Goiás e Mato Grosso

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também