Polícia Civil prende 9 envolvidos em emboscada contra torcedores rivais em Goiânia
Operação tem como alvo integrantes da Força Jovem; parte dos investigados também mantém ligação direta com o Comando Vermelho
A Polícia Civil de Goiás realiza, neste momento, a Operação Última Rodada, que tem como alvo integrantes e simpatizantes de um grupo criminoso ligado à torcida organizada Força Jovem, apontados como responsáveis por ataques e emboscadas contra torcedores rivais na região metropolitana de Goiânia. Parte dos investigados, segundo apurações, também mantém ligação direta com o Comando Vermelho, facção criminosa de atuação nacional.
A ação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (4) e cumpriu 20 mandados judiciais — 10 de prisão e 10 de busca e apreensão — nas cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A operação é realizada pelo Grupo Especial de Proteção ao Torcedor (Geprot/Deic), em parceria com o Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe/PMGO), após compartilhamento de informações entre as forças de segurança.
Emboscada violenta em outubro contra torcedores rivais
As investigações identificaram que o grupo foi o autor da emboscada ocorrida em 1º de outubro de 2025, no Conjunto Residencial São Geraldo, em Goiânia. Na ocasião, cinco torcedores que retornavam de uma partida de futebol amador ligada à torcida Esquadrão Vilanovense foram interceptados por criminosos que estavam em três veículos e motocicletas.
Os torcedores foram cercadas e agredidas brutalmente com barras de ferro, porretes e outros objetos. Uma delas sofreu traumatismo craniano, perdeu a consciência ainda no local e precisou ser encaminhada ao Hugol. As outras quatro também tiveram ferimentos graves. Além das agressões, os criminosos roubaram camisas da torcida rival e objetos pessoais.
Logo após o crime, dois suspeitos foram presos em flagrante, o que acelerou o avanço das investigações e permitiu identificar outros envolvidos, incluindo mandantes e apoiadores logísticos.
Veja o vídeo:
Nove presos e materiais apreendidos
Durante a operação desta quinta-feira, nove investigados foram localizados e presos, entre eles indivíduos apontados como organizadores e financiadores do ataque. Os policiais apreenderam ainda armas brancas, veículos utilizados na emboscada, celulares e diversos itens que fazem referência à torcida organizada investigada.
Divulgação autorizada
A Polícia Civil informou que a divulgação das imagens e identidades dos presos foi autorizada de acordo com a Lei 13.869/2019, a Portaria 547/2021 da DGPC e despachos fundamentados da autoridade responsável pelo caso. A medida visa facilitar a identificação de possíveis novas vítimas e o avanço das apurações.
Leia mais: Integrantes de torcida organizada são alvos de operação após emboscada contra adolescente em Goiânia