O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 6 de dezembro de 2025
Eleições

Articulações para 2026 ganham ritmo nas pré-candidaturas ao Governo de Goiás

Daniel avança em agendas institucionais com acenos políticos, Marconi tenta organizar a base tucana e Wilder percorre Goiás com o projeto “Rota 22”

Thiago Borgespor Thiago Borges em 6 de dezembro de 2025
Articulações para 2026 ganham ritmo nas pré-candidaturas ao Governo de Goiás
Foto: Reprodução

A disputa eleitoral de 2026 pelo Governo de Goiás já começou. Pré-candidatos ao Palácio das Esmeraldas, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) cumpre agendas institucionais que também funcionam como vitrine política, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) tenta reconstruir sua base tucana e o senador Wilder Morais (PL) percorre municípios com projeto nacional do partido. Em contraste, o campo progressista ainda patina para definir um nome para a corrida eleitoral.

Vilela cumpriu agenda em Anápolis na última sexta-feira (5). O vice-governador se reuniu com o prefeito Márcio Corrêa (PL) e vereadores da cidade. Apesar do caráter institucional da visita e de os parlamentares apresentarem demandas para Daniel, o emedebista recebeu afagos e acenos políticos positivos de alguns vereadores. O vice-presidente da Câmara Municipal de Anápolis, José Fernandes (MDB), foi um dos articuladores da visita do vice-governador.

No município, o emedebista participou do encerramento das ações de 2025 do programa Agro é Social, do Governo de Goiás, na regional Rio das Antas, com R$ 5,5 milhões investidos. Além da visita à Anápolis, Daniel visitou a Câmara Municipal de Trindade, na quinta-feira (4). 

Em Trindade, foi recebido pelo prefeito Marden Júnior (União Brasil) e pelo presidente da Câmara, Maurinho de Paula (União Brasil). O ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot, também participou do encontro. Com 2026 à vista, o vice-governador se movimenta em articulações com lideranças políticas da base. Vilela tem dialogado com prefeitos e vereadores, sobretudo nos grandes e médios colégios eleitorais. 

Leia mais: Escolha de Bolsonaro pelo filho não afasta candidaturas de governadores

Resgate tucano na disputa pelo governo

Já o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) atua para resgatar a antiga base tucana no Estado. Perillo se reuniu com lideranças locais em Palmeiras de Goiás e Itumbiara nesta semana. A estratégia do ex-chefe do Executivo visa não só o retorno ao Palácio das Esmeraldas, mas oxigenar o PSDB goiano. 

Marconi busca dialogar com as antigas lideranças políticas dos tempos áureos do tucanato goiano. A estratégia eleitoral do ex-governador passa por resgatar os feitos das gestões do PSDB para conter a rejeição de Marconi, que aparece nas pesquisas eleitorais. No início deste mês, o ex-deputado estadual e presidente do MDB em Senador Canedo, Henrique Arantes, manifestou apoio para o projeto político de Marconi. 

Rota 22 na estrada

Recentemente anunciado como pré-candidato ao governo estadual, o senador Wilder Morais (PL) deu início ao “Rota 22”, projeto nacional do partido que também será implantado em Goiás. O objetivo é percorrer todos os 246 municípios goianos. 

A intenção é se movimentar no interior do Estado. O parlamentar esteve, nesta semana, em Caçu e Rio Verde e cumpre agenda com o “Rota 22” em Palmeiras de Goiás neste sábado (6). O plano visa, além do aceno eleitoral de Wilder e do projeto político do PL estadual, estabelecer a marca municipalista na legenda. 

Apesar de o PL possuir uma ala pró-governo, que defende uma aliança da sigla com o grupo chefiado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e pelo vice-governador Daniel Vilela, Wilder já começou a intensificar suas agendas em tom de pré-campanha eleitoral. 

Mas e o PT, hein?

Enquanto Daniel, Marconi e Wilder já trabalham em prol dos projetos políticos que visam o Executivo estadual, a esquerda goiana ainda não possui pré-candidato definido. Nos bastidores, o nome da vez no PT é o do vereador por Goiânia e ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira. O parlamentar tem sido especulado como possível nome petista para a disputa do governo estadual. Entretanto, o foco de Edward é disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Além do nome de Edward, que foi ventilado pela imprensa como possível pré-candidato ao Governo de Goiás, a presidente estadual do PT, deputada federal Adriana Accorsi, mantém conversas com o PSB, do ex-governador José Eliton (ex-PSDB), e o Cidadania, que tem como figura de relevância o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás, Gilvane Felipe. 

Até o momento, não houve um anúncio oficial, apenas especulações sobre uma possível aliança com José Eliton na cabeça de chapa ao Palácio das Esmeraldas. O foco petista, até aqui, é garantir um palanque em Goiás para o projeto de reeleição do presidente Lula da Silva em 2026. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também