O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
programa captura

8 procurados de Goiás entram na lista dos criminosos mais buscados do País

Programa Captura reúne lista nacional de procurados e integra forças de segurança para intensificar o enfrentamento às organizações criminosas

Anna Salgadopor Anna Salgado em 10 de dezembro de 2025
procurados
| Foto: MJSP

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou o Programa Captura nesta segunda-feira (8), uma ação de articulação nacional coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O Ministro Ricardo Lewandowski anunciou a iniciativa, que tem como meta principal identificar, localizar e prender criminosos de alta periculosidade, visando fortalecer o combate às organizações criminosas e reduzir a criminalidade violenta em todo o Brasil.

 

Como parte essencial do programa, foi disponibilizada uma lista com 216 foragidos mais procurados do País. Os nomes dos procurados e os detalhes de seus crimes estão acessíveis no portal oficial gov.br/captura. Para a composição dessa lista, cada unidade da federação, incluindo Goiás, indicou oito alvos prioritários. Assim, o Estado possui 8 foragidos na nova lista de procurados.

 

A seleção desses criminosos foi baseada em uma matriz de risco, cujos critérios foram estabelecidos pela Portaria nº 570, de 2023. Essa matriz considera fatores como a gravidade e natureza dos crimes cometidos, a associação com organizações criminosas (Orcrim), a existência de múltiplos mandados de prisão e a atuação interestadual. 

 

O Programa Captura busca assegurar que criminosos perigosos, como os de Goiás, sejam localizados e levados à Justiça. A flexibilidade da portaria permite que o cadastro dos procurados seja atualizado semestralmente ou a qualquer momento, em casos devidamente justificados, mantendo a coerência com a dinâmica criminal em constante evolução.

 

O programa reforça a colaboração e o intercâmbio de informações entre as forças de segurança estaduais e federais. Essa articulação entre as Polícias Civis, Militares e as unidades de inteligência dos Estados e da União facilita operações conjuntas, acelera diligências e aumenta a eficácia na captura de criminosos em todo o território nacional.

 

Além da cooperação institucional, o Programa Captura incentiva a participação da população. Denúncias anônimas podem ser feitas pelos canais 190 e 197, garantindo que informações relevantes sobre a localização dos foragidos sejam rapidamente compartilhadas com as autoridades.

 

Leia também: Goiás anuncia Daniel Paulista como novo técnico e inicia preparação para 2026

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também