Lira critica Motta após não cassação de Glauber e Zambelli
Ex-presidente da Casa afirmou que o parlamento “está uma esculhambação”
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), criticou a condução de Hugo Motta (Republicanos-PB) nos trabalhos dos processos de cassação de mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) e da deputada Carla Zambelli (PL-SP).
Lira demonstrou grande irritação com a suspensão de seis meses aprovada pelo parlamento ao invés da perda de mandato de Glauber, segundo informações do G1. “Tem que reorganizar a Casa. Está uma esculhambação”, disse o deputado em mensagem enviada a um grupo com parlamentares do PP.
Além disso, o ex-presidente da Casa Baixa lembrou que o PSOL acionou a Procuradoria Geral da República (PGR) contra Motta, após a Polícia Legislativa retirar o psolista da cadeira de presidente à força, na última terça-feira (9).
Lira também afirmou que Motta não deveria ter pautado o processo de Zambelli após a vitória de Glauber. “Não existe continuar votando”, frisou. O deputado defendeu que o mandato da deputada presa na Itália fosse mantido, visto que a mesa da Câmara decretaria a perda do mandato por faltas.
Leia mais: Gustavo Gayer é indiciado pela PF por desvio de cota parlamentar

Resposta a Lira
Em resposta às críticas feitas por Lira, que apadrinhou a vitória de Motta na disputa pela Câmara no início do ano, o presidente da Câmara afirmou que a chefia do parlamento não é “ferramenta de revanchismo”.
“A Presidência da Câmara não se move por conveniências individuais, nem deve servir como ferramenta de revanchismo”, declarou Motta para a Globonews. “Nosso dever é garantir o pleno funcionamento das instituições, acolhendo todas as vozes do Parlamento e mantendo o respeito entre os Poderes”, ressaltou o presidente.