O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
Redução de penas

Aliados querem que Lula vete PL da Dosimetria em 8 de janeiro

A data faz referência aos três anos da tentativa de golpe ao Congresso por apoiadores do ex-presidente Bolsonaro

Marina Moreirapor Marina Moreira em 19 de dezembro de 2025
Lula
Créditos: Ricardo Stuckert/PR

Aliados têm defendido que o presidente Lula (PT) vete no dia 8 de janeiro de 2026 o projeto que reduz as penas dos condenados por participação em atos golpistas, entre eles Jair Bolsonaro (PL). A data faz referência aos três anos dos ataques golpistas às sedes dos três Poderes promovidos por aliados do ex-presidente, ocorridos em janeiro de 2023.

Lula pretende dar visibilidade à medida, de acordo com seus apoiadores, e há uma avaliação no Planalto de que o ato presidencial poderia ser ofuscado em meio às festas de fim de ano. O chefe do Executivo tem até 15 dias úteis para tomar essa providência após o recebimento da matéria. Ainda de acordo com os colaboradores do presidente, o texto aprovado pelo Congresso ainda não havia chegado formalmente ao Executivo até o início da noite desta quinta (18). Caso fosse encaminhado ainda nesta data, o prazo para deliberação do presidente se encerrará no dia 9 de janeiro.

Lula
Tentativas de minimizar os ataques de 8 de janeiro de 2023 são, muitas vezes, acompanhadas de desinformações veiculadas nas redes sociais – (Créditos: Joedson Alves/ABr)

Enquanto uma ala do governo recomenda esse gesto simbólico, outra defende que o Lula encerre o assunto já em 2025. Essa avaliação foi reforçada pelas declarações que o presidente deu ao conceder uma entrevista coletiva a jornalistas nesta quinta no Palácio do Planalto.

Acesse também: Sob os mesmos passos de Daniel, Marconi também faz passagem pelo Entorno do DF

“Ao chegar na minha mesa, eu vetarei”, afirmou Lula. “Tenho dito há algum tempo que as pessoas que cometeram o crime contra a democracia brasileira terão que pagar pelos atos cometidos contra esse país. Nem terminou o julgamento, ainda tem gente sendo condenada e o pessoal já resolve diminuir as penas.”

Lula
Créditos: Valter Campanato/ABr

O petista disse que o Congresso Nacional tem “o direito de fazer as coisas” e ele, o de vetar. “Depois, eles [parlamentares] têm o direito de derrubar o meu veto ou não. É assim que é o jogo”, afirmou.

O Senado aprovou na última quarta (17) o chamado PL da Dosimetria, uma vitória do grupo político bolsonarista. Houve apoio dos partidos do centrão, que inclui legendas com indicados que atuam no primeiro escalão do governo Lula. O placar foi de 48 votos a favor e 25 contra.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também