Porangatu: Gestão Vanuza Valadares é aprovada por 62,2% da população
Faltam poucos dias para que a prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (União Brasil), complete um ano à frente da gestão do seu segundo mandato. Mesmo diante de muitos desafios impostos pelos altos e baixos da economia brasileira, ela tem motivos para comemorar. O mais festejado deles pode ser listado como um feito que poucos conseguem alcançar: zerar a fila de cirurgias eletivas. Em parceria com o deputado federal José Nelto (União Brasil), Vanuza avançou muitos pontos na área da saúde.
Essa satisfação da população foi aferida pelo FoxMappin – Pesquisas de Opinião e Mercado, nos dias 15 e 17 de dezembro de 2025. Quando perguntado como era a avalição da prefeita, 8,7% disseram ser excelente e boa 53,5%, com a soma de 62,2% entre ótimo e bom. Só 25,2% avaliaram como ruim, péssimo 11,3% e 1,2% não soube responder. Este capital político consolida Vanuza como uma das lideranças mais influentes da Região Norte de Goiás e um ativo de votos consolidados em apoio ao pré-candidato a governador da base caiadista, Daniel Vilela (MDB).
Saúde é outro ponto positivo de Vanuza, que tem 4,3% de avaliação excelente e 40,6% como boa. 31,1% avaliaram como ruim, 20,2% disseram ser péssima e 3,7% não souberam dizer. No quesito Secretaria de Obras, 3,7% apontaram como excelente, 45,7% boa, 8,1% péssimo e 10,7% não souberam responder. Na rede de proteção (Assistência Social), 7,2% avaliam como excelente, 51,8% boa, 23,2% ruim, 6% péssima e 11,8% não souberam dizer. No campo da Cultura, 6,9% consideram excelente, 37,9% boa, 28,7% ruim, 9,8% péssima e 16,7% não responderam.
A metodologia foi por amostragem residencial conforme critério aleatório junto a 652 pessoas entrevistadas. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro 3% para cima ou para baixo. A pesquisa foi dividida em seis regiões.
Daniel Vilela se movimenta…
O ano pré-eleitoral chega ao fim e daqui a sete dias começa a corrida para se conquistar um lugar no poder, seja para presidente da República, governador, senador, deputado federal ou estadual. Em Goiás, o líder das pesquisas para governador, Daniel Vilela (MDB), se movimenta para manter a liderança na intenção de votos. De acordo com aliados, ele não vai aproveitar o mês de janeiro para intensificar as conversas para ampliar sua base de apoio.
… Marconi também
Outro pré-candidato a governador que não vai desacelerar a agenda é o ex-governador Marconi Perillo (PSDB). Nesta terça-feira (23), ele teve conversas com lideranças tucanas e aliados em Jataí, terra natal de Daniel Vilela.
“Wilder incomoda”
Aliados do senador Wilder Morais (PL), pré-candidato a governador de Goiás, afirmam que essa onda de boatos sobre uma possível aliança para indicar a vice de Daniel Vilela é mais uma “fake news para desestabilizar os bolsonaristas, dividir os votos dos conservadores e do setor produtivo no agro”, avalia o deputado estadual Delegado Eduardo Prado. Para ele, “o governo sabe que Wilder tem potencial para crescer e por isso incomoda”.
Déjà vu 2024
A articulação de Ronaldo Caiado (UB) para levar o PL ao palanque de Daniel Vilela (MDB) parece um velho filme. Na disputa em Goiânia, até os 45 do segundo tempo, o governador tentou convencer o partido a embarcar na candidatura de Sandro Mabel, mas o PL seguiu com Fred Rodrigues. O desfecho tende a ser o mesmo em 2026.
Mercado intrigado
A interpretação do mercado financeiro sobre a desistência de Bolsonaro em conceder entrevista ao portal Metrópoles vai além de questões de saúde e pode indicar hesitação em confirmar o filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL), como candidato à presidência. O mercado aguardava a entrevista justamente para tirar a prova de que Bolsonaro estaria convicto da escolha.
Emenda da discórdia – A queda de braços entre Congresso e o Judiciário por conta das emendas parlamentares suspensas pelo ministro Flávio Dino deve continuar a gerar desgastes políticos. Dino está irredutível e insiste em transparência.