O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 27 de dezembro de 2025
Período de alta demanda

Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir do Ano Novo

Categoria vota proposta mediada pelo TST e paralisação pode ocorrer no Ano Novo, período de maior demanda do transporte aéreo

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 27 de dezembro de 2025
Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir do Ano Novo
Greve pode impactar voos na virada do ano. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pilotos e comissários da aviação regular podem entrar em greve a partir de 1º de janeiro, justamente durante o período de maior demanda do transporte aéreo no país. A possibilidade foi confirmada após o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) convocar a categoria para votar, nos dias 27 e 28 de dezembro, a nova proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2025/26, mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A votação será realizada de forma on-line, com início na manhã deste sábado (27) e encerramento às 16h de domingo (28). A consulta ocorre após a rejeição apertada da proposta anterior apresentada pelas empresas, quando a categoria ficou praticamente dividida. Diante do impasse, o sindicato decretou estado de greve, mantendo aberta a possibilidade de paralisação caso o novo texto seja rejeitado.

Negociações envolvem pilotos e comissários das companhias Azul e Gol

As negociações envolvem pilotos e comissários das companhias Azul e Gol. Os trabalhadores da Latam não participam do processo, já que aprovaram acordo coletivo em votação realizada no início de dezembro.

Leia mais:  Homem de 30 anos é preso com quase R$ 6 mil em mercadorias furtadas em Goiânia

Entre as principais reivindicações da categoria estão recomposição salarial acima da inflação, reajuste no vale-alimentação, melhorias na previdência privada, aumento das diárias internacionais e pagamento em dobro da hora noturna, além de medidas para reduzir a fadiga dos tripulantes.

Como alternativa, o TST apresentou uma proposta que prevê reajuste salarial pelo INPC acrescido de 0,5% e aumento de 8% no vale-alimentação, texto que será submetido à votação. Caso a greve seja aprovada, o sindicato destaca que há prazo legal de 72 horas antes do início do movimento. Até lá, as operações seguem normalmente, embora o impasse, às vésperas do Ano Novo, possa afetar a programação de voos em todo o país.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também