‘Governo na Rua’ chega a Goiás com programas sociais e vitrine para Lula
Edição em Goiânia do novo programa do governo federal busca aproximar população das políticas públicas da gestão petista e alavancar imagem do presidente no Estado
O programa “Governo na Rua” chegará em Goiás para sua primeira edição no dia 26 de fevereiro. O projeto do governo federal tem como proposta central levar os programas sociais para a população, sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade social, com atendimentos presenciais. Porém, para além do caráter de política pública, o projeto possui o componente político de divulgar as ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a construção de um ambiente favorável à sua reeleição em 2026.
O projeto é uma iniciativa do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos. O titular da pasta é o coordenador nacional do programa lançado no fim de 2025. Em ano eleitoral, a estratégia é que o projeto sirva para alavancar a imagem da gestão petista por todo o País.
Em Goiás, a deputada federal e presidente estadual do PT, Adriana Accorsi, será a coordenadora do projeto, que passará pelas 27 capitais e outros municípios em alguns Estados. Em conversa com a reportagem do O HOJE, Accorsi explicou que o objetivo é aproximar os programas sociais da população.
“Vai ser em formato de uma feira, chamada de Feira da Cidadania. Terá estandes de cada programa federal. Uma mãe que não conseguiu matricular o filho no programa Pé-de-Meia poderá ir até o estande para ser atendida e resolver o problema. Alguém que está com alguma pendência no INSS poderá resolver o problema. É dar acesso às pessoas aos programas e agilizar situações”, explica a parlamentar.
Segundo Adriana, a primeira edição acontecerá em Goiânia e há a possibilidade de novas edições na região de Cavalcante, no Norte do Estado, e no Entorno de Brasília. A deputada confirmou a presença de Boulos na Capital no dia 26 e afirmou que existe a expectativa da presença de outros ministros do governo Lula.

Leia mais: UB e MDB goiano movimentam tabuleiro por vagas na Câmara dos Deputados
Momento estratégico
A nova iniciativa do governo federal chega em Goiás em um momento estratégico para o PT goiano. O partido trabalha em prol da construção de um palanque político robusto para Lula no Estado. Presidente do partido em Goiás, Accorsi já deixou claro que o principal objetivo de uma eventual candidatura do partido ao governo estadual terá como foco central a criação de um ambiente favorável para o projeto de reeleição do presidente.
“O projeto significa também uma mobilização dos movimentos sociais e dos partidos de esquerda para demonstrar o que o governo do presidente Lula está fazendo. O nosso grande objetivo é essa divulgação para que isso influencie na reeleição do presidente Lula. […] Estamos mobilizados para divulgar o trabalho do governo e também nos organizar para um palanque que vai trabalhar pela reeleição do presidente”, afirma a deputada.
Nome ainda não definido
Vale ressaltar que, apesar da movimentação, ainda não há definição sobre quem será o nome do PT na disputa pelo Governo de Goiás em 2026. O vereador por Goiânia, Edward Madureira, é apontado como principal cotado, embora sua preferência seja por uma candidatura à Câmara dos Deputados. Também está no radar a possibilidade de uma aliança com o PSB, em torno de uma eventual candidatura do ex-governador José Eliton.