Goiás está entre os cinco estados com menos homicídios no Brasil em 2025
Estado registra taxa inferior à média nacional e mantém tendência de queda nas mortes violentas, segundo dados oficiais do governo federal
Goiás está entre os cinco estados com menos homicídios no Brasil em 2025, segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O levantamento aponta que o estado registrou taxa de 11,27 mortes violentas por 100 mil habitantes ao longo do ano, índice inferior à média nacional, que ficou em 15,97, consolidando uma tendência de queda da criminalidade observada nos últimos anos.
Entre 2012 e 2016, o estado apresentava taxas superiores a 43 homicídios por 100 mil habitantes, patamar quase quatro vezes maior do que o registrado atualmente.
Em 2025, os maiores índices de mortes violentas foram observados no Ceará (32,6), Pernambuco (31,6) e Alagoas (29,4), enquanto as menores taxas ficaram com São Paulo (5,44), Santa Catarina (6,38), Distrito Federal (8,88) e Rio Grande do Sul (10,59). O levantamento considera homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, com base em informações repassadas pelas secretarias estaduais de segurança ao governo federal.
Segundo o governador Ronaldo Caiado, a redução dos índices está relacionada à continuidade de políticas públicas voltadas à segurança, o que, de acordo com ele, contribui para um ambiente mais favorável ao desenvolvimento econômico e social do estado.
Dados do Governo de Goiás também indicam queda no número absoluto de homicídios. Em 2025, foram registrados 808 casos, redução de 16% em relação a 2024, quando houve 959 ocorrências, e, na comparação com 2018, ano em que o estado contabilizou 2.117 homicídios, a retração chega a 62%.
O levantamento reforça que Goiás está entre os cinco estados com menos homicídios no Brasil em 2025, consolidando a tendência de queda da violência observada nos últimos anos.
Relembre

Durante anos, Goiás figurou entre os estados com os maiores índices de violência do país. Levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicavam taxas elevadas e a presença recorrente de municípios goianos entre os mais violentos do Brasil, cenário que começou a mudar a partir de 2019, com sucessivas quedas nos indicadores, acompanhadas de investimentos em estrutura, ampliação do efetivo policial, modernização de equipamentos e expansão do sistema prisional.
O desempenho registrado confirma que Goiás está entre os cinco estados com menos homicídios no Brasil em 2025, segundo dados oficiais do governo federal.