O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026
Fórum Econômico Internacional

Lula cita “intervenções ilegais” e desunião na América Latina em fórum no Panamá

Durante discurso, líder brasileiro defende alvo de Trump, cita “intervenções ilegais” e reclama de desunião regional

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 28 de janeiro de 2026
lula
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, na quarta-feira (28), a neutralidade do Canal do Panamá durante discurso no Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe, realizado na Cidade do Panamá. Ao abordar o tema, afirmou: “Por isso o Brasil defende a neutralidade do Canal do Panamá, administrado de forma eficiente, segura e não-discriminatória há quase três décadas”. A declaração ocorre em meio a tensões recentes envolvendo o canal, após ameaças feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no início de seu mandato em 2025.

Durante discurso, Lula ressaltou o papel estratégico do Panamá e chamou o país de “verdadeiro ponto de união entre o Atlântico e o Pacífico”. O presidente também criticou movimentos que, segundo ele, fragmentam a ordem internacional. Ele classificou ações que dividem o mundo em “zonas de influência” como retrocessos históricos que “não resolvem os problemas reais” da América Latina.

lula
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Ao tratar das relações hemisféricas, Lula declarou que houve períodos em que “os EUA souberam ser um parceiro em prol dos nossos interesses de desenvolvimento”. Ele citou ainda que “O presidente Franklin Roosevelt implementou uma política de boa vizinhança que tinha como objetivo substituir a intervenção militar pela diplomacia em sua política externa para a América Latina e Caribe”.

O presidente avaliou ainda que a América Latina voltou a se mostrar desunida e excessivamente voltada a disputas externas. Segundo ele, países da região permitiram que disputas externas se sobrepusessem às prioridades locais. Lula também mencionou a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e afirmou: “A CELAC não consegue produzir nem mesmo uma única declaração contra intervenções militares ilegais que abalam a nossa região”, em referência à operação dos EUA na Venezuela, que resultou na prisão de Nicolás Maduro.

lula
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula se reúne com Kast 

Antes do fórum, Lula se reuniu com o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, na terça-feira (27), em encontro bilateral realizado no hotel onde a delegação brasileira está hospedada. De acordo com o governo brasileiro, os dois discutiram estabilidade regional, segurança pública e ações conjuntas de combate ao crime organizado. Também reiteraram a intenção de ampliar a cooperação em infraestrutura, energia renovável, comércio e turismo.

Durante a conversa, Lula afirmou que o programa Rotas de Integração Sul-americana “está estruturando dois corredores bioceânicos que utilizarão portos chilenos para facilitar a integração entre Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile, fortalecendo a conectividade regional”. Os chanceleres dos dois países devem se reunir nos próximos meses para aprofundar o diálogo.

Kast classificou a reunião como positiva. “Foi uma reunião muito boa, bilateral, onde estivemos com ministros e vamos seguir tendo novos encontros. As equipes trocaram contatos para continuar conversando sobre os temas que nos interessam em conjunto”, afirmou. O chileno acrescentou que a relação entre Brasil e Chile deve ser conduzida como política de Estado e declarou: “É diferente quando alguém representa um país. Cada um busca o melhor para seus compatriotas, mais além de qualquer diferença ideológica”.

Participaram do encontro ministros brasileiros e integrantes da futura equipe chilena. Foi o primeiro encontro entre Lula e Kast, eleito em dezembro, com posse prevista para março. Ambos participam do fórum ao lado de líderes do Panamá, Colômbia, Bolívia, Equador, Guatemala e Jamaica, além do presidente executivo do CAF, Sergio Díaz-Granados.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também