O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
Pornografia infantil

Vereador é preso por guardar e trocar fotos íntimas com adolescentes

Mandado de busca levou à apreensão de celulares e medicamentos controlados

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 30 de janeiro de 2026
vereador preso fotos intimas adolescentes
Investigação também apura venda irregular de remédios e exercício ilegal da medicina. Foto: Divulgação

O vereador de Apiaí, no interior de São Paulo, Raul Adiu Alves Miranda (PRD), de 47 anos, foi preso em flagrante nesta sexta-feira (20). A prisão ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Segundo a Polícia Civil, ele é investigado por armazenar e trocar imagens íntimas com ao menos três adolescentes.

A apuração teve início após o registro de um boletim de ocorrência em Piracicaba. A denúncia apontava que o parlamentar mantinha contato com dois adolescentes. De acordo com o relato, havia indícios de troca de mensagens de cunho íntimo, além de possível fornecimento de substâncias como anabolizantes. A partir dessas informações, a Justiça autorizou a realização de buscas.

Prisão na casa do vereador

Durante o cumprimento do mandado, os policiais solicitaram acesso ao telefone celular do vereador. Ele forneceu a senha do aparelho. Na análise do conteúdo, foram encontradas imagens íntimas compatíveis com os elementos descritos na investigação inicial. Em seguida, os agentes identificaram um terceiro adolescente que mantinha contato semelhante com o investigado.

Vereador
O Vereador do interior de São Paulo é preso durante operação policial. Foto: Divulgação

Diante dos fatos, Raul Adiu Alves Miranda foi preso em flagrante pelo crime de adquirir, possuir ou armazenar registros de conteúdo sexual envolvendo criança ou adolescente. A conduta está prevista no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente. A pena pode chegar a quatro anos de reclusão, além de multa.

No local, a polícia apreendeu um notebook descarregado, um aparelho celular Samsung e um iPhone 15, apontado como principal meio de comunicação com os adolescentes. Além disso, outros três celulares descarregados, 11 mídias em CD e diversos medicamentos também foram recolhidos. O vereador afirmou que parte dos medicamentos se tratava de amostras grátis.

Leia também: Justin Bieber será a atração de megashow gratuito em Copacabana, afirma colunista

Paralelamente, o mandado de busca também foi cumprido na farmácia da qual Raul é proprietário. No estabelecimento, os policiais encontraram medicamentos de tarja preta, tarja vermelha e anabolizantes. Segundo a polícia, não havia receitas médicas, guias ou documentos que autorizassem a comercialização dos produtos.

Funcionárias da farmácia relataram que não havia retenção de receitas para medicamentos controlados. Elas afirmaram que a liberação dos produtos ocorria mediante autorização direta do vereador. Ainda no local, a equipe apreendeu uma caderneta com anotações de consultas, um carimbo com a identificação “Dr. Raul” e talonários que aparentavam ser utilizados para solicitação de exames.

images 6 1
Foto: Divulgação

De acordo com a investigação, os materiais indicam possível exercício ilegal da medicina, embora não tenha sido apresentada, no momento da diligência, comprovação de habilitação para a prática médica. Todo o material foi encaminhado para análise.

A Câmara Municipal de Apiaí também foi alvo de busca e apreensão. No entanto, segundo a polícia, nada de ilícito foi encontrado nas dependências do Legislativo. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Capão Bonito. O vereador permaneceu preso e foi encaminhado para audiência de custódia.

Procurada, a assessoria de Raul Adiu Alves Miranda não se manifestou até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto.

Em nota, a Câmara Municipal de Apiaí informou que tomou conhecimento dos fatos por meio das notícias divulgadas. A Casa Legislativa destacou que o caso não possui relação com as atividades institucionais do Parlamento. O presidente da Câmara, Ricardo Dias (PSD), afirmou que o Legislativo aguarda o andamento das investigações para avaliar eventuais providências, respeitando o devido processo legal.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também