MEI: prazo para regularização encerra neste sábado (31)
Microempreendedores têm até 31 de janeiro para aderir ou regularizar pendências e manter regime tributário simplificado
Microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas têm até este sábado (31) para garantir a adesão ao Simples Nacional ou regularizar pendências que impedem o retorno ao regime simplificado em 2026.
O prazo vale tanto para quem nunca optou pelo Simples quanto para negócios que foram excluídos por débitos e desejam reenquadrar-se. A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Simples Nacional, e vale para empresas com CNPJ ativo e inscrições municipal e estadual em dia, quando exigidas.
Após o envio do pedido, o sistema verifica automaticamente se há pendências com a Receita Federal, estados ou municípios. Caso não existam irregularidades, a adesão é aprovada. Se forem identificados débitos ou inconsistências cadastrais, o pedido fica em análise até que as pendências sejam quitadas ou negociadas.
Leia mais: Master tinha só R$ 4 milhões em caixa antes da liquidação, diz diretor do BC
Regularização do MEI
Para os microempreendedores individuais que foram excluídos do regime simplificado e desenquadrados do Simei, o processo é sequencial: é preciso primeiro solicitar a opção pelo Simples Nacional e, após a aprovação, pedir o reenquadramento pelo Portal do Simples Nacional.
Quem perder o prazo terá de aguardar até janeiro de 2027 para tentar novamente, ficando sujeito a regimes de tributação mais complexos e com custos geralmente maiores, como o Lucro Presumido ou o Lucro Real.