O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026
INFRAESTRUTURA

Novo Anel Viário de Goiânia é incluído no PAC e deve receber recursos federais

O anúncio foi feito pelo prefeito Sandro Mabel, após articulações realizadas em Brasília com parlamentares da bancada goiana

Luma Silveirapor Luma Silveira em 9 de fevereiro de 2026
Novo Anel Viário de Goiânia é incluído no PAC e deve receber recursos federais
De acordo com Mabel, a entrada do projeto no programa federal garante a possibilidade de financiamento público para que o anel viário saia do papel | Foto: Divulgação

O novo Anel Viário de Goiânia foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, o que viabiliza a destinação de recursos para a execução da obra. O anúncio foi feito pelo prefeito Sandro Mabel, após articulações realizadas em Brasília com parlamentares da bancada goiana.

Segundo a prefeitura, o projeto está entre as principais intervenções previstas para a mobilidade da Região Metropolitana e tem como objetivo reorganizar o fluxo viário, especialmente o tráfego de veículos pesados que atualmente utiliza trechos urbanos da BR-153. A inclusão no PAC permite que a obra avance para as próximas etapas administrativas e de execução.

O prefeito informou que as tratativas envolveram o deputado federal José Nelto, o senador Vanderlan Cardoso e outros integrantes da bancada federal de Goiás. De acordo com Mabel, a entrada do projeto no programa federal garante a possibilidade de financiamento público para que o anel viário saia do papel.

Novo Anel Viário de Goiânia

Com orçamento estimado em R$ 948 milhões, conforme valores atualizados pelo Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro), o Anel Viário terá cerca de 44 quilômetros de extensão. O traçado começa em Goianápolis, nas proximidades da BR-153, passa por Senador Canedo, Goiânia e Aparecida de Goiânia, e segue até a região de Hidrolândia.

Novo Anel Viário de Goiânia é incluído no PAC e deve receber recursos federais
Foto: Divulgação

O projeto prevê a construção de 45 obras de arte especiais, incluindo pontes e viadutos, além de aproximadamente 26 quilômetros de interligações com outras rodovias. O pavimento adotado será em solo-cimento com revestimento rígido, solução técnica voltada à durabilidade da via. A estimativa é que, em 2035, o Volume Médio Diário alcance cerca de 21,8 mil veículos.

A proposta do anel viário é retirar parte do tráfego pesado do perímetro urbano da BR-153, com impacto direto na fluidez do trânsito, na segurança viária e na logística regional. A prefeitura avalia que a obra pode contribuir para a organização do crescimento urbano e para a integração viária entre os municípios da Região Metropolitana.

Leia mais: Totens de monitoramento são inaugurados para prevenção de alagamentos em Goiânia

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também