O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026
Tragédia em Anápolis

Menina de 3 anos morre por falta de UTI, em Anápolis (GO)

Transferência aérea foi cancelada por causa da chuva e quadro evoluiu em menos de 24 horas segundo familiares

Nívia Menegatpor Nívia Menegat em 11 de fevereiro de 2026
meningite
Maria Elis, de três anos, faleceu com suspeita de meningite, em Anápolis, Goiás. Foto: Reprocução/Arquivo Pessoal de Allan Klysman Alves

A morte da pequena Maria Elis, de três anos, gerou grande comoção nas redes sociais. A menina faleceu no último domingo (8), em Anápolis, a 55 km de Goiânia, com suspeita de meningite. O Centro de Educação Infantil Bete Shalom Madureira, onde ela estudava, comunicou o falecimento por meio das redes sociais. “Uma criança linda, de sorriso doce, que marcou nossos dias com sua presença”, publicou a instituição.

Em entrevista para o G1, o tio da criança, Allan Klysman, Maria Elis foi levada ao hospital com febre alta, palidez, saturação baixa e batimentos cardíacos reduzidos. Ela precisava de uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não havia disponibilidade na cidade. “Conseguiram uma vaga em outro município, porém a transferência teria que ser feita por helicóptero”, relatou.

meningite
Maria Elis, de três anos, faleceu com suspeita de meningite, em Anápolis, Goiás. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal de Allan Klysman Alves

Morte por meningite

Quando a transferência aérea foi autorizada, o voo não pôde ser realizado devido às chuvas na cidade de destino. Com a piora do quadro clínico, a menina precisou ser intubada. Allan contou ainda que, além da dor da perda, a mãe de Maria Elis está isolada no hospital e recebe medicação por causa da suspeita de meningite.

Também em conversa com o G1, Julianna Nunes, amiga da família, afirmou que Maria Elis estava com o calendário vacinal completo, incluindo imunizações não oferecidas pelo SUS. Segundo ela, a criança recebeu atendimento adequado, mas o quadro evoluiu de forma muito rápida, levando ao óbito em menos de 24 horas. “Foi uma fatalidade. Em nenhum momento houve negligência por parte da equipe médica”, explicou.

Allan também destacou que o nome Maria Elis foi escolhido em homenagem à avó dele e da irmã, bisavó da menina. “Minha avó cuidou muito da minha irmã”, disse. Ele descreveu a sobrinha como uma criança saudável, alegre e educada, que encantava todos ao seu redor. “Ela amava pular e brincar com água. Maria foi luz que entrou na minha vida”, declarou.

Em uma publicação nas redes sociais, a mãe, Alane Alves, agradeceu as mensagens de apoio recebidas e informou que precisou permanecer internada durante o período de luto.

 

Leia também: Consulta particular ou pelo plano? CFM define regras e médico pode ter agendas separadas

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também