O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026
TIROTEIRO

Atentado em escola deixa 10 mortos e 25 feridos no Canadá

O atentado em um colégio em Tumbler Ridge deixou dezenas de mortos e feridos; autoridades demonstram solidariedade

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 11 de fevereiro de 2026
Captura de tela 2026 02 11 154506
Foto: Reprodução

Dez pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas após um ataque a tiros registrado na terça-feira (10) em Tumbler Ridge, na Colúmbia Britânica, oeste do Canadá. Os disparos ocorreram em uma escola de ensino médio e em uma residência próxima, o episódio é considerado um dos mais letais já registrados no país.

De acordo com a polícia, os disparos começaram por volta das 13h20 no horário local (19h20 em Brasília), na Tumbler Ridge Secondary School, que atende cerca de 160 alunos. Seis pessoas morreram dentro do colégio e outras duas vítimas foram encontradas sem vida em uma casa próxima a escola. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do hospital, enquanto os demais feridos foram levados para atendimento médico.

A suspeita foi encontrada morta no interior da escola. A polícia informou haver indícios de que ela tirou a própria vida. Durante o ataque, um alerta enviado aos moradores descrevia a autora como uma pessoa do sexo feminino, vestindo vestido e com cabelos castanhos. O jornal “Western Standard” identificou a atiradora como Jesse Strang, mulher transgênero de 18 anos que estudava na instituição,  identidade confirmada ao veículo por colegas.

Autoridades do Canadá demonstram pesar pelas vítimas

A ministra da Segurança Pública da Colúmbia Britânica, Nina Krieger, informou que a Polícia Montada Real Canadense respondeu rapidamente à ocorrência. “Esta é uma comunidade pequena e unida, com um pequeno destacamento da Polícia Montada Real Canadense (RCMP), que respondeu em dois minutos, sem dúvida salvando vidas hoje”, afirmou.

canada
Foto: Reprodução

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou estar devastado com o ocorrido. “Minhas orações e mais profundas condolências estão com as famílias e amigos que perderam entes queridos nesses atos horríveis de violência”, escreveu nas redes sociais.

canada
Foto: Reprodução

Líderes políticos de outras regiões também se pronunciaram. O chefe do Partido Conservador do Canadá, Pierre Poilievre, declarou: “Estou devastado ao saber que muitas pessoas inocentes foram mortas e feridas em um ato de violência sem sentido em uma escola secundária local em Tumbler Ridge”.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também