O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026
Festival

Festival Italiano de Nova Veneza celebra 20 anos com vinho exclusivo e expectativa de público recorde

Evento será realizado de 28 a 31 de maio de 2026 e lança o Cabernet Sauvignon Veneza 1924 em edição histórica

Nívia Menegatpor Nívia Menegat em 19 de fevereiro de 2026
Festival
Foto: Divulgação

A 20ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza já tem data marcada e promete ser histórica. Com o tema Brindiamo Storia e Sapori (Brindando História e Sabores), o evento será realizado entre os dias 28 a 31 de maio de 2026 e celebra duas décadas de tradição. Consolidado como um dos principais eventos gastronômicos de Goiás, o festival reúne cultura, memória e sabores na cidade localizada a cerca de 30 quilômetros de Goiânia, atraindo mais de 120 mil visitantes ao longo dos quatro dias de programação.

Vinho exclusivo marca edição comemorativa do festival

Entre as novidades da edição especial está o lançamento do Cabernet Sauvignon Veneza 1924, vinho oficial do festival, produzido na Serra Gaúcha. A bebida é assinada pela Fante, uma das maiores indústrias de bebidas do Brasil, com atuação no mercado nacional e exportações para mais de 18 países da América Latina e da África.

Festival Italiano
20° edição do Festival Italiano de Nova Veneza acontece entre os dias 28 e 31 de maio. Foto: Divulgação

O nome Veneza 1924 foi escolhido por meio de um concurso realizado em outubro do ano passado, que mobilizou o público. Veneza faz referência ao nome da cidade e 1924 remete ao ano em que João Stival doou terras para a construção da primeira capela da vila, marco do surgimento do município, onde hoje está a Praça da Matriz, palco principal do festival.

“Não se trata apenas de um vinho, mas de um brinde àqueles que deram origem à nossa história”, afirma Maria do Carmo Basílio. Os vencedores do concurso receberão mil reais em consumo na Cantina da Nonna, restaurante oficial do evento.

Além do lançamento do vinho, a programação contará com novidades no cardápio, novos expositores e atrações culturais que celebram as tradições italianas e brasileiras.

A Itália em Goiás

Nova Veneza tem cerca de 10 mil habitantes, segundo o IBGE, e aproximadamente 60% da população é descendente de italianos. Desde 2023, o município é oficialmente reconhecido como Capital Italiana de Goiás.

A origem da cidade está ligada à chegada de imigrantes italianos ao interior goiano. Em 1912, João Stival e sua família migraram para a região em busca de terras férteis e novas oportunidades. Inicialmente, a comunidade se dedicou à agricultura de subsistência, cultivando arroz, feijão e milho, além da criação de suínos. Com o tempo, outras famílias italianas se estabeleceram no local, preservando o dialeto vêneto e tradições culinárias como a polenta e o macarrão.

Em 1924, a doação de terras para a construção da primeira capela marcou o início do vilarejo, que se tornou distrito de Anápolis em 1927 e foi emancipado em 1958.

Criado para manter viva essa herança cultural, o Festival Italiano tornou-se um importante motor econômico da cidade, envolvendo ao menos um terço dos moradores e fortalecendo a geração de emprego e renda por meio da gastronomia, música, danças típicas e artesanato.

Leia também: Goiás regulamenta credenciamento de instrutores autônomos e amplia acesso à formação de condutores

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também