Receita Federal libera consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda; veja se você recebe
O lote inclui restituições que ficaram pendentes em etapas anteriores e os valores serão depositados ainda neste mês na conta informada pelo contribuinte
A Receita Federal liberou sexta-feira (20) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física referente ao mês de fevereiro de 2026. Os contribuintes poderão verificar se têm valores a receber diretamente no site do órgão federal.
O lote residual reúne recursos que não foram pagos em etapas anteriores — seja porque o contribuinte não consultou a situação a tempo, seja porque havia pendências que foram posteriormente regularizadas. Ao todo, mais de 200 mil restituições estão incluídas neste lote, totalizando centenas de milhões de reais a serem creditados.
O crédito está programado para ser feito no dia 27 de fevereiro, diretamente na conta bancária informada na declaração. Caso o pagamento não seja efetivado por algum problema com os dados bancários, o valor permanece disponível para saque e pode ser reconferido pelo contribuinte no portal da Receita.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda
Para saber se consta nesta lista de restituições, o contribuinte precisa acessar o serviço “Consultar Restituição” no site da Receita Federal e informar:
- CPF,
- data de nascimento,
- e os caracteres de segurança exibidos na tela.
A consulta também pode ser feita pelo portal e-CAC, onde é possível acompanhar o extrato completo do processamento da declaração.
Prioridade e benefícios
Dentro dos lotes residuais, a Receita dá prioridade a grupos específicos, como:
- idosos,
- pessoas com deficiência ou doença grave,
- e profissionais do magistério.
Esses contribuintes costumam ter a restituição do Imposto de Renda liberada antes dos demais, quando preenchidos os requisitos legais.
Leia mais: TJMG abre 103 vagas para juiz substituto com salário de R$ 35,8 mil